Influenciador com 500 mil seguidores é preso em MG suspeito de rifa ilegal
Do UOL, em São Paulo
16/01/2024 20h48Atualizada em 16/01/2024 20h54
Um influenciador digital com cerca de 500 mil seguidores foi preso na manhã de hoje em Juiz de Fora (MG), suspeito de realizar sorteio de rifas ilegais.
O que aconteceu
O homem não teve o nome divulgado. Ele é investigado por realizar rifas ilegais na modalidade sorteio e por práticas de crimes contra as relações de consumo, informou a Polícia Civil.
Ele foi encontrado após denúncias anônimas. A operação, batizada de "Aracnídeo", tem ligação com as ações da operação "Provérbios 16:18", que resultou na prisão de outros sete influenciadores digitais na cidade em novembro do ano passado.
O suspeito ostentava uma vida luxuosa nas redes sociais. Ele oferecia um suposto "robô" que realizaria operações financeiras, sem ter qualquer licença ou regulamentação legal. O suposto maquinário era vendido por R$ 1 mil e prometia que suas operações seriam copiadas em uma plataforma de negociações chamadas de "opções binárias", operações financeiras que prometem ganhos altos.
A plataforma em que o influenciador oferecia é hospedada em um paraíso fiscal próximo ao Caribe, segundo a polícia. A empresa ainda teria "várias queixas de inadimplência" na região.
Foram apreendidos dois veículos de luxo. O influenciador ainda é investigado por lavagem de dinheiro e foi encaminhado ao sistema prisional. Como o nome dele não foi divulgado, o UOL não conseguiu contato com a defesa. O espaço segue aberto para manifestação.