Prédio histórico desmorona no centro de Salvador; veja momento
Parte de um prédio histórico em Salvador desabou na manhã de hoje. Ninguém se feriu.
O que aconteceu
O edifício, que ficava na Praça Conde dos Arcos, no bairro do Comércio, cedeu parcialmente. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver o teto do prédio cedendo primeiro, e depois partes dos últimos andares do edifício caindo na rua.
Prédio era histórico e foi citado em obra de Jorge Amado. O local abrigou o restaurante Colon, mencionado no livro Sumiço da Santa (1988) do escritor baiano.
Áreas remanescentes serão demolidas. A Defesa Civil consultou o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que tem partes do local tombado. Até o fim da demolição, a via será interditada.
Não houve feridos, e a área já estava isolada desde o dia anterior. A Defesa Civil de Salvador havia feito uma vistoria no imóvel na quarta-feira (24) e, com as condições do prédio, determinou a interdição da área.
Recomendação de evacuação ocorreu em 2020. O restaurante Colon deixou de atender no local em novembro de 2021, após 107 anos de funcionamento. "O responsável pelo estabelecimento foi notificado a suspender as atividades comerciais até que o risco fosse sanado, com a realização de serviços de recuperação e reforço estrutural das partes instáveis", diz a nota da prefeitura.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.