Menino de 11 anos morre depois de tocar fio energizado em Viamão (RS)
Do UOL, em Brasília
23/03/2024 12h08
Marcelo Henrique Lopes Rosa, 11 anos, morreu ao sofrer um choque elétrico ao encostar num fio energizado caído próximo a um poste numa rua de Viamão (RS).
O que aconteceu
O garoto brincava na tarde de ontem quando encostou no fio. Ele foi levado para UPA antes mesmo da chegada do Samu, mas mesmo assim não resistiu a descarga elétrica e morreu.
A família de Marcelo reclamou nas redes sociais que vídeos da morte do menino estavam sendo compartilhados. As postagens ressaltavam que a atitude aumenta ainda mais a dor pela perda e pediam respeito.
A prefeitura classificou a situação como "omissão" e "incompetência" da companhia elétrica. O prefeito Nilton Magalhães afirmou que não foi acidente e prometeu acionar a Justiça.
Ele alegou que o cabo rompeu depois de um temporal e mesmo assim continuava energizado. "Dois dias de fios energizados causando risco para nossa população, para nossas crianças. Não senhores, nós não podemos admitir e nós estamos inconformados. Nós vamos as últimas consequências."
As redes sociais de moradores de Viamão contêm fotos de vários locais com fios caídos. A população da cidade, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, enfrenta longa interrupção no fornecimento de energia e protestos foram feitos contra a situação.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, informou que a Polícia Civil investiga o caso. Ele acrescentou que a perícia foi realizada e chamou a situação de "fato trágico".
A companhia elétrica é a CEEE Equatorial, que lamentou a morte de Marcelo. A distribuidora informou por meio de nota que enviou uma equipe para o local e vai colaborar com a investigação.
Hoje eu recebi a notícia mais triste da minha gestão A morte, por omissão, de um menino de 11 anos de forma cruel: eletrocutado,
Nilton Magalhães, prefeito de Viamão
Confira a íntegra da nota da CEEE Equatorial:
A CEEE Equatorial informa que tomou conhecimento de um acidente fatal com um menino de 12 anos, que ocorreu na tarde de ontem (22/03), envolvendo a rede elétrica no bairro São Lucas, em Viamão. A Distribuidora lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares da vítima.
A empresa enviou uma equipe ao local para avaliar a ocorrência e está contribuindo com as investigações para identificar as causas do acidente. Ressalta que irá acompanhar e prestar todo apoio necessário às investigações perante o órgão competente e esclarece que prestará todo o suporte necessário à família.