Conteúdo publicado há 1 mês

Chuvas deixam 7 mortos no RJ; Petrópolis tem mais de 500 desabrigados

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), informou neste sábado (23) que sete pessoas morreram nos municípios Petrópolis, Teresópolis, Duque de Caxias e Arraial do Cabo por causa das chuvas que atingem todo o estado. Mais de 90 pessoas foram resgatadas com vida até o momento.

O que aconteceu

Cerca de 530 pessoas estão desabrigadas em Petrópolis. Cláudio Castro não informou se há mais desabrigados ou desalojados em outras cidades do estado.

Em Petrópolis, quatro mortes foram confirmadas até o momento. Todas as vítimas estavam em uma construção soterrada após um desabamento na tarde de ontem no bairro da Independência.

Uma criança de 4 anos foi retirada com vida dos escombros em Petrópolis na manhã de hoje. Ela perdeu os pais, o irmão e a avó após o deslizamento, de acordo com a TV Globo. No município, cães farejadores são usados na busca pelos soterrados.

A Defesa Civil de Petrópolis contabiliza 366 ocorrências por conta das chuvas, sendo 238 deslizamentos, segundo boletim divulgado às 16h10. Nove pessoas foram resgatadas com vida no bairro Independência e no Caxambu.

Cemitério 'colapsou'

O Cemitério Municipal do Centro, em Petrópolis, 'colapsou'. Segundo a prefeitura, as gavetas de sepultamento foram atingidas e os corpos terão que ser transferidos para outros locais. A área está interditada enquanto o município aguarda autorização judicial para o procedimento.

Outra pessoa morreu em Teresópolis, também na região Serrana do Rio. Ela estava soterrada em uma casa que desabou na Comunidade da Coreia. Há um soterrado e outras duas pessoas foram resgatadas com vida da ocorrência, informou a Defesa Civil.

Em Duque de Caxias, um motorista se afogou após o caminhão no qual ele estava cair em um rio. O caso foi registrado em Santa Cruz da Serra.

Continua após a publicidade

Em Arraial do Cabo, um ambulante foi atingido por um raio e morreu. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas, sem risco de morte, segundo a prefeitura.

O Corpo de Bombeiros resgatou mais de pessoas 90 com vida. Os registros envolvem deslizamentos, desabamentos, inundações e alagamentos provocados pelas chuvas desde a quinta-feira (21), de acordo com a Defesa Civil. Mais de 100 ocorrências relacionadas às chuvas foram registradas até a tarde de hoje, segundo o Corpo de Bombeiros.

O governador Cláudio Castro lamentou as mortes. "Com profundo pesar, expresso minha solidariedade às famílias e amigos dos cidadãos que perderam suas vidas", afirmou, em publicações nas redes sociais.

Mais de 300 milímetros de chuva na Serra

As regiões Norte e Noroeste do estado despertam maior preocupação neste momento, diz Castro. A capital fluminense tem risco muito alto de enchentes e nas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Magé e Nova Friburgo, de acordo com a Defesa Civil estadual. Da mesma forma, o órgão informa há risco muito alto de deslizamentos em Petrópolis, Teresópolis, Magé e Campos dos Goytacazes.

Continua após a publicidade

Na região de Chácara Flora, em Petrópolis, 307,6 milímetros de chuva foram registrados em 24h. A atualização foi dada na manhã de hoje pela Defesa Civil do município.

Regiões Norte e Noroeste, Baixada Fluminense, Baixa Litorânea e capital. Nós ainda temos previsão de fortes chuvas. Não podemos diminuir o nosso grau de cuidado.
Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Só para assinantes