Topo

OPINIÃO

Josias: Nem o dilúvio é capaz de dissolver a polarização no Brasil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/05/2024 11h17

Nem mesmo uma tragédia como a vivida pelo Rio Grande do Sul é capaz de eliminar o clima de polarização política no Brasil, lamentou o colunista Josias de Souza no UOL News desta sexta (10).

Em vídeos divulgados nas redes sociais, o prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin e o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) discutem sobre o auxílio ao município.

Como costuma ocorrer em tempos de desastre, o Brasil se uniu para acudir as vítimas desse dilúvio no Rio Grande do Sul. O drama gaúcho congelou as diferenças. Navegando na contramão, alguns políticos continuam rendidos à politicagem e se recusam a aprender essa lição que a sociedade ministra nesse momento.

Essa desavença que opõe o prefeito bolsonarista de Farroupilha e o ministro petista da Secom é apenas a penúltima evidência de que nem o dilúvio é capaz de resolver a polarização no Brasil. É realmente impressionante isso. Josias de Souza, colunista do UOL

Para Josias, o momento delicado exige uma união de forças para aliviar o sofrimento das vítimas das inundações, mas alguns políticos estão mais interessados em tirar proveito da tragédia e acirrar animosidades.

Nesse momento, autoridades de Brasília deveriam discutir com as do Rio Grande do Sul a melhor maneira de estreitar o relacionamento de modo a favorecer a população, que está passando frio, abrigado precariamente e sem água.

O prefeito arma uma cilada. Grava o vídeo e, sabendo que o utilizaria para jogar a desavença no ventilador das redes sociais, fala com voz estridente e parece destratar o ministro. Para que serve isso? Quando vira uma discussão, torna-se um intercâmbio de ignorâncias. Isso só mostra que vivemos uma fase de inconsequência na política, rendida à politicagem.

Todos os bons exemplos são enodoados por esse tipo de desavença, que serve apenas para mostrar que a polarização no Brasil sobrevive até ao dilúvio. O drama gaúcho ofereceria uma oportunidade para que o país se rendesse à racionalidade, mas um pedaço da política parece não ter interesse por isso. Josias de Souza, colunista do UOL

Análise: Bolsonaristas estão espetacularizando em cima de tragédia no RS

O cientista político Fernando Abrucio afirmou que alguns políticos bolsonaristas têm usado as redes sociais para disseminar fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, prejudicar o o auxílio às vítimas e tentar se beneficiar em cima do drama da população gaúcha.

Quem está boicotando o auxílio em um dilúvio são os bolsonaristas. Todos os dias eles falam mentira na internet. Para eles, o importante é haver confusão e brigas. Quem está querendo colocar todo esse processo em risco e espetacularizando uma tragédia em que morrem pessoas são os bolsonaristas. Gostaria de lhes perguntar o que eles fizeram nos últimos anos em termos de votações sobre questões ambientais. Todos votaram em questões que estão gerando morte. Fernando Abrucio, cientista político

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Josias: Nem o dilúvio é capaz de dissolver a polarização no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano