Vai ter greve do metrô amanhã (22/5)? O que se sabe da possível paralisação
Os metroviários e metroviárias de São Paulo decidiram suspender a greve prevista esta quarta-feira (22) e todas as linhas devem funcionar normalmente.
O que aconteceu
A decisão da categoria foi tomada durante assembleia realizada no Sindicato dos Metroviários. Na reunião, os trabalhadores analisaram um indicativo de greve para amanhã que havia sido aprovado em 14 de maio.
Os trabalhadores do Metrô estão em campanha salarial. A categoria recusou o aumento de 2,77% oferecido pelo Metrô no início de março e solicitou um reajuste acima da inflação, além de participação nos lucros.
A mobilização também envolve outras demandas. Os metroviários exigem a abertura de concurso público, plano de carreira, reintegração dos demitidos da empresa e reajuste nos benefícios de vale-refeição e vale-alimentação.
Antes da suspensão da greve, a Justiça determinou 100% de funcionamento em horários de pico. O processo foi movido pelo Metrô. Na ação, a estatal alegou "grande prejuízo que será causado não apenas a economia da cidade de São Paulo, mas também a toda sua população" e afirma que "foi surpreendida com a deliberação de greve".
Decisão foi tomada antecipadamente. De acordo com o processo, o sindicato deveria seguir a tutela cautelar determinada pelo desembargador até o julgamento da ação, com possibilidade de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.