Conteúdo publicado há 1 mês

RS deve ter chuva volumosa de até 100 mm no domingo, diz previsão

O Rio Grande do Sul deve ter volume de chuva de até 100 mm no próximo domingo (16), em alguns pontos do estado, segundo previsão divulgada hoje pelo instituto MetSul. A Defesa Civil emitiu alerta meteorológico.

O que aconteceu

Chuva está prevista para o fim de semana. Segundo a previsão, a chuva está prevista para começar no sábado e ser mais ampla e forte no domingo, em vários pontos do centro e norte gaúcho.

As marcas podem variar entre 50 mm e 100 mm. Cada milímetro de chuva corresponde a um litro por metro quadrado. Porto Alegre está entre as áreas de maior risco de chuva forte no domingo. O instituto, no entanto, reforça que a intensidade não deve ser a mesma vista nas enchentes de maio.

A Defesa Civil também publicou avisos de riscos meteorológicos. Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), alertou nas redes sociais. "Tem uma previsão de chuva forte no próximo domingo. A gente está ao lado das prefeituras para poder garantir a estrutura, o apoio."

Volume de chuva deve continuar na semana que vem. A MetSul diz que há risco de cheias de rios pelo somatório da chuva do fim de semana com os dos dias seguintes. A maioria dos modelos indica uma faixa de precipitação mais volumosa entre o centro do estado e a região metropolitana de Porto Alegre, e uma segunda entre o Noroeste e a região serrana.

O número de mortos no RS devido às enchentes de maio subiu para 176. Outras 39 pessoas seguem desaparecidas, segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil. Foram 478 municípios afetados ao todo. 10.793 pessoas continuam em abrigos, e 422.753, desalojadas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes