Veículo com material radioativo é furtado em SP; governo federal faz alerta
Do UOL, em São Paulo
05/07/2024 12h14Atualizada em 05/07/2024 18h59
Um veículo que transportava fontes radioativas foi furtado nesta semana, em São Paulo. O caso foi divulgado pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), que fez um alerta sobre os riscos de contato com o material.
O que aconteceu
Furto aconteceu na madrugada de domingo (30), na capital paulista. Ao UOL, a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) informou que o roubo aconteceu na Rua Félix Bernardelli, no Jardim Bandeirante, zona leste da cidade. O caso é investigado pela Polícia Civil por meio do 49ºDP. Em nota, a CNEN afirmou que o veículo era um VW saveiro, placa RFI873.
Parte do material foi recuperado, diz delegado. As fontes radioativas foram localizadas na tarde desta sexta-feira (5), em São Paulo, informou o delegado Evandro Lemos em entrevista ao "Brasil Urgente" (TV Bandeirantes).
Fontes radioativas vieram do Rio e seriam enviadas ao Paraná e a Santa Catarina. "Diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime", completou a SSP.
Material está armazenado em embalagens de chumbo. Segundo a CNEN, o chumbo "blinda" a substância, evitando qualquer irradiação ao meio ambiente. Além disso, no momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo "encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante".
Quem encontrar deve manter distância e chamar a polícia. "A manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde", alerta a CNEN. O órgão disponibilizou os números (21) 98368-0734 e (21) 98368-0763 para que a população envie informações sobre o paradeiro do veículo e do material radioativo.
A Polícia Civil investiga o furto de uma caminhonete na madrugada do último dia 30, na Rua Félix Bernardelli. O carro, pertencente a uma empresa de equipamentos médicos, armazenava uma carga de materiais radioativos que foram coletados no Rio de Janeiro e seriam entregues no Paraná e em Santa Catarina. Diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime.
SSP-SP, em nota