Conteúdo publicado há 5 meses

Parte de material radioativo furtado em SP é encontrada na zona leste

A Polícia Civil encontrou parte do material radioativo que foi furtado em São Paulo. Carga estava em uma rua da zona leste e foi encontrada na tarde desta sexta-feira (5).

O que aconteceu

A polícia resgatou duas das cinco latas que tinham sido furtadas. O material estava em um carro abandonado em uma rua na zona leste de São Paulo.

Níveis de radiação no local estão baixos e não foi identificada nenhuma grande alteração, informou o Corpo de Bombeiros. "O local segue isolado para a chegada do Ipen [Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares], que irá prosseguir com a recolha do material", diz a nota.

Material foi encontrado dentro de carro. Evandro Lemos, delegado que conduz a operação para encontrar o material, disse ao Brasil Urgente que os agentes isolaram o local e aguardaram os bombeiros chegarem com utensílios próprios para a remoção do produto.

O material foi encontrado próximo a um "cemitério de carros", informou o delegado. Parte da carga estava em uma via da região da Cidade Tiradentes. De acordo com ele, a polícia continua em diligências para encontrar o restante da carga.

Produto foi furtado no domingo

Produto foi furtado no domingo (30). De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), o material radiativo estava em um carro com placa RFI873, em uma rua no Jardim Bandeirante, zona leste, quando foi furtado. O caso é investigado pelo 49º DP.

O material desaparecido é uma fonte de Germânio/Gálio. O material, fora de validade, segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear, seria transportado para Paraná e Santa Catarina.

Material está armazenado em embalagens de chumbo. Segundo a CNEN, o chumbo "blinda" a substância, evitando qualquer irradiação ao meio ambiente. Além disso, no momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo "encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante".

Continua após a publicidade

Quem encontrar deve manter distância e chamar a polícia. "A manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde", alerta a CNEN. O órgão disponibilizou os números (21) 98368-0734 e (21) 98368-0763 para que a população envie informações sobre o paradeiro do veículo e do material radioativo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.