Frente fria vai derrubar temperatura no país; Sul pode ter chuva congelada
Uma frente fria está prevista para chegar ao centro-sul do Brasil na noite da próxima quarta-feira (7), o que deve provocar uma virada no tempo em muitos estados da região, segundo a Climatempo.
O que diz a previsão
O ar frio deve ser sentido já na madrugada e manhã de quinta-feira (8) na região Sul, e avançar sobre o Sudeste a partir de sexta (9).
Frente fria será sentida em São Paulo ao longo da sexta-feira. "Com o deslocamento da frente fria e a circulação de ventos transportando mais umidade do mar, podemos ter um pouco de chuva no sul e leste do estado, pegando inclusive o litoral, e a temperatura deve cair bastante", informa a Climatempo.
Massa de ar frio deve avançar de forma continental. Por isso, também é prevista uma queda nas temperaturas em parte das regiões Centro-Oeste e Norte.
A semana que começa quente e seca ainda sobre grande parte do país vai terminar com uma queda mais acentuada nas mínimas e máximas, e entre a sexta e o final de semana, vamos voltar a sentir frio, com uma queda nas mínimas também em alguns estados da Região Norte, causando friagem. Climatempo
Neve no Sul?
Com a entrada do ar polar e de uma alta umidade, é possível haver algum tipo de "precipitação invernal", com chuva congelada em cidades do sul do Rio Grande do Sul próximas da fronteira com o Uruguai, de acordo com a Climatempo.
A chuva congelada ocorre quando a neve derrete e recongela antes de chegar à superfície. Sobre a possibilidade do fenômeno atingir parte da região Sul, o portal meteorológico ressalta: "Ainda é uma chance remota, mas que não pode ser totalmente descartada".
As temperaturas devem se manter mais baixas até o segundo final de semana de agosto. Segundo a Climatempo, nesse período de duas semanas, poderão haver "recordes de madrugadas, manhãs e tardes mais frias do ano em várias cidades" do país.
Frio nas capitais
Em São Paulo, os dias mais frios das próximas semanas estão previstos para acontecer entre a próxima sexta-feira (9) e quarta-feira (14) da semana que vem, com mínima prevista em 12°C e máximas entre 20°C e 25°C, respectivamente. No domingo (11), a mínima pode chegar a 8°C na capital paulista.
Em Belo Horizonte, as menores temperaturas dos próximos 15 dias devem ser sentidas a partir do dia 11 até o dia 19. As mínimas do período variam de 12°C a 15°C, enquanto as máximas podem ir de 22°C a 31°C.
Já a população de Porto Alegre deve começar a sentir frio um pouco antes, na quinta-feira (8). Até o dia 12, as mínimas na capital gaúcha devem variar de 7°C a 11°C, com máximas entre 13°C e 19°C.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberTambém em Curitiba, o frio deve começar no próximo dia 8 e ir até 19 de agosto. No domingo (11) e na segunda (13), a previsão mínima varia de 3°C a 5°C. Já no restante dos dias, as temperaturas mais baixam variam entre 7°C e 18°C. Apesar disso, as máximas no período podem variar bastante, de 13° a 31°C.
O frio mais acentuado também deve chegar a Florianópolis no dia 8, mas deve durar mais do que no estado gaúcho, até o dia 19. As mínimas e máximas estão previstas entre 9°C e 19°C, e 16°C a 24°C, respectivamente, para o período.
Em Campo Grande, o frio chega com uma "mudança brusca" de temperatura a partir da próxima quinta-feira (8) e deve perdurar até o dia 12. Com sol e muitas nuvens durante o dia, são previstos períodos nublados com mínimas que devem ir de 10°C a 16°C, e máximas de 15°C a 31°C. No estado, os municípios de Ponta Porã, Porto Mortinho, Corumbá também devem terminar a semana com sensação de frio.
Em Cuiabá, no período do dia 9 ao 12, a mínima pode chegar a 15°C, enquanto a previsão máxima pode variar dos 24°C aos 37°C.
Em Rio Branco, a mudança brusca na temperatura deve ser sentida a partir do dia 9 até o dia 11, com mínimas que variam de 17°C a 19°C, e máximas que podem ir de 25°C a 37°C.
Deixe seu comentário