Acidente em Vinhedo: Cenipa conclui extração de dados das caixas-pretas
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou nesta terça-feira (13) que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) terminou de extrair os dados das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo e deixou 62 mortos. Os dados, porém, passarão por análise além de serem divulgados.
O que aconteceu
O Cenipa já conseguiu a extração de informações de dois gravadores de voo, conhecidos como caixas-pretas. Um deles gravou o áudio da cabine, o Cockpit Voice Recorder, enquanto o outro registrou os dados do voo, o Flight Data Recorder.
Caixas-pretas gravaram com sucesso as vozes. ''Está sendo realizado um estudo minucioso dos diálogos e sons estabelecidos na cabine e com o controle do espaço aéreo'', informou o chefe do Centro, brigadeiro Marcelo Moreno. Além disso, pesquisa tentará identificar possíveis alarmes sonoros que tenham sido emitidos.
A próxima etapa é a análise de dados. Segundo o órgão, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos. ''Estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura'', explicou.
A intenção do Cenipa é divulgar relatório preliminar com dados obtidos. O documento deverá ser apresentado, segundo ele, em uma coletiva, ainda não agendada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.