Topo

Tira o casaco: quais áreas do Brasil serão atingidas por nova onda de calor

Temperaturas voltam a subir em algumas regiões do Brasil Imagem: Bruno Rocha/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

15/08/2024 13h33

Depois de uma frente fria em que os termômetros marcaram abaixo de 10ºC em algumas regiões do Brasil, uma nova onda de calor se aproxima. Nesta quinta-feira (15), São Paulo tem previsão de 27ºC, e as temperaturas devem subir ainda mais.

O que aconteceu

Forte massa de ar quente se consolida. Uma alta pressão na atmosfera aumenta a circulação de ventos quentes do interior do Brasil. O tempo fica mais seco e com temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar deve cair ainda mais nos próximos dias, o que coloca em risco a saúde do brasileiro.

Região centro-sul deve ser mais afetada. Na maior parte dos estados nessa localidade, a elevação de temperatura será de 2,5ºC a 3°C acima da média. Mas em alguns pontos o aumento fica 10ºC acima da média, como em boa parte de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.

Calor dura até a próxima semana. Segundo a Climatempo, o tempo quente e seco ganha força a partir do sábado (17), com a onda de calor começando oficialmente no domingo (18). As altas temperaturas devem durar até o dia 22 de agosto, pelo menos.

Temperatura nas capitais

Veja como ficam os termômetros nas cidades mais afetadas pelo calor:

  • São Paulo: a quinta-feira começou com frio, que já se distancia da capital, e a temperatura deve chegar aos 27°C. No sábado, a mínima é de 15ºC e a máxima, 30ºC, com previsão de sol o dia todo e sem nuvens no céu. Já no domingo, mínima de 16°C, máxima de 32°C. Na quinta (22), o termômetro chega ao pico de 34ºC.
  • Rio de Janeiro: a cidade pode registrar 26ºC nesta quinta-feira e terá pouca variação na sexta, sábado e domingo, quando marcará 31ºC, 32ºC e 33ºC, respectivamente.
  • Vitória: a temperatura máxima sairá de 26ºC, nesta quinta, para 28ºC na sexta, sábado e domingo.
  • Belo Horizonte: o sol também aparece, com os termômetros variando entre 28ºC e 30ºC até domingo.
  • Cuiabá: já esquentou no Centro-Oeste, com 39ºC previstos para essa quinta-feira na capital do Mato Grosso. No fim de semana, a temperatura pode chegar a 41ºC.
  • Campo Grande: sol o dia todos com poucas ou nenhuma nuvem no céu marcam os próximos dias, com máxima de 37ºC entre sexta e domingo.
  • Goiânia: entre hoje e sexta-feira (23), o termômetro varia de 36ºC a 38ºC, com sol e sem previsão de chuva.
  • Curitiba: a progressão de temperatura começa hoje e atinge os 30ºC no domingo. A máxima será de 33ºC na quinta-feira (22), mas no sábado seguinte, já cai para 20ºC de máxima.
  • Florianópolis: a elevação de temperatura também atinge os 30ºC no fim de semana, com tempo ensolarado, sem chuva e chegando a 33ºC na próxima quinta.

Riscos à saúde

A mudança brusca de temperaturas, o tempo seco e a baixa umidade geram riscos à saúde. A alternância entre dias frios e quentes afetam a imunidade e podem levar a problemas cardíacos e alterações no humor. No frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que acaba reduzindo a capacidade de defesa do organismo. Já no calor exagerado, ele sofre estresse térmico e perde a capacidade de regular e manter a temperatura corporal adequada.

Quem tem doença respiratória deve ligar o alerta. A variação do clima é particularmente perigosa para pessoas com asma e rinite, que podem se agravar. É comum aumentarem os casos de crises de falta de ar e pneumonia, em especial em idosos e crianças.

Mudanças bruscas de temperatura também podem provocar problemas cardíacos. Quando a oscilação de temperatura é do frio para o calor, o sangue fica menos espesso e a pressão tende a cair. Assim, é necessário mais esforço para bombear o sangue pelo corpo. Já quando a alteração repentina é do quente para o frio, a pressão aumenta e pode ocorrer uma crise hipertensiva.

Muito frio e calor demais foram associados a mortes por AVC. Um estudo publicado na revista científica Neurology aponta que só em 2019 mais de meio milhão de pessoas morreram devido a um AVC associado a temperaturas extremas —muito calor ou muito frio, sendo o excesso de calor o principal responsável.

*Com informações de reportagens publicadas em 27/07/2021 e 19/09/2023

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tira o casaco: quais áreas do Brasil serão atingidas por nova onda de calor - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano