Onda de frio chegou e pode nevar em alguns lugares do Brasil; veja onde

Uma frente fria avançou ao Centro-Sul do Brasil na noite de quarta-feira (7), fazendo o tempo virar em muitas cidades da região. A expectativa é de que ela avance sobre o país, diminuindo as temperaturas e levando cidades a verem neve em pleno agosto, mês que antecede a primavera.

O que aconteceu

Frente fria pode provocar neve nas serras gaúchas e catarinenses. Segundo Climatempo, a possibilidade de neve é pequena, mas pode ser registrada nos pontos mais altos dos estados, em especial São José dos Ausentes, Urupema, Urubici e São Joaquim.

A expectativa de neve é para o sábado (10). Com o avanço da frente fria, as temperaturas devem cair ainda mais na região, trazendo a possibilidade de neve durante a madrugada e o começo do fim de semana.

Entretanto, chances são pequenas. Segundo o Metsul, a probabilidade não é alta e, se ocorrer, será nos pontos de maior altitude. No entanto, é possível que em regiões mais baixas ocorra chuva ou chuvisco congelado.

Há expectativa de geada para vários estados. Entre eles estão diferentes pontos do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além das regiões de maiores altitudes do Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais. Há possibilidade do Sul de Goiás também presenciar o fenômeno, segundo o MetSul.

Imagem
Imagem: MetSul/Reprodução

Temperatura nas capitais

São Paulo: os dias mais frios estão previstos para acontecer entre esta sexta-feira (9) e quarta-feira (14). No domingo (11), a temperatura mínima pode chegar a 7°C na capital paulista, com máxima de 20°C.

Belo Horizonte: as menores temperaturas dos próximos 15 dias devem ser sentidas a partir do dia 11 até o dia 19. As mínimas do período variam de 12°C a 15°C, enquanto as máximas podem ir de 22°C a 31°C.

Continua após a publicidade

Porto Alegre: até o dia 12, as mínimas na capital gaúcha devem variar de 7°C a 11°C, com máximas entre 13°C e 19°C.

Curitiba: frio deve ir até 19 de agosto. No domingo (11) e na segunda (13), a previsão mínima varia de 3°C a 5°C. Já no restante dos dias, as temperaturas mais baixam variam entre 7°C e 18°C. Apesar disso, as máximas no período podem variar bastante, de 13° a 31°C.

Florianópolis: o frio mais acentuado deve durar mais do que no estado gaúcho, indo até o dia 19. As mínimas e máximas estão previstas entre 9°C e 19°C, e 16°C a 24°C, respectivamente, para o período.

Campo Grande: são previstos períodos nublados com mínimas que devem ir de 10°C a 16°C e máximas de 15°C a 31°C. No estado, os municípios de Ponta Porã, Porto Mortinho, Corumbá também devem terminar a semana com sensação de frio.

Cuiabá: no período do dia 9 ao 12, a mínima pode chegar a 15°C, enquanto a previsão máxima pode variar dos 24°C aos 37°C.

Rio Branco: a mudança brusca na temperatura deve ser sentida a partir desta sexta-feira (9) até o dia 11, com mínimas que variam de 17°C a 19°C, e máximas que podem ir de 25°C a 37°C.

Deixe seu comentário

Só para assinantes