IML conclui trabalho e identifica todas as 62 vítimas da queda de avião
O IML concluiu a identificação de todas as 62 vítimas da queda de um avião da VoePass na última sexta-feira (9), em Vinhedo (SP).
O que aconteceu
Dos 62 corpos, 42 já foram liberados para as famílias. Maioria das vítimas era de Cascavel (PR), mas havia moradores de outros sete estados também. A cachorra Luna, que viajava com a família venezuelana, também foi retirada dos destroços, e os restos mortais disponibilizados aos familiares, que podem recebê-los ou deixar para que a polícia faça a incineração sanitária.
- Entre ocupantes do avião estavam 58 passageiros e quatro tripulantes, além de um cachorro. Saiba quem são.
Os que ainda não foram liberados aguardam alguns exames. ''Corpos já estão prontos para serem liberados porque tem um confronto positivo pelo menos, mas tentamos conseguir mais outros para ter 100% de certeza'', explicou o médico legista Paulo Diego.
Todas as pessoas morreram devido ao impacto do avião com o solo. Com isso, mortes foram instantâneas por politraumatismo e, só depois, o avião explodiu. Apesar disso, corpos não foram completamente carbonizados.
A identificação foi feita por papiloscopia (impressões digitais), arcadas dentárias, e características especiais de cada um. Segundo os peritos, não foi necessário realizar exames de DNA para identificação - um processo de última escolha, por ser mais demorado.
Alguns casos precisam de dupla identificação. Para maior precisão, foram feitos mais de um exame em alguns casos. "Quarenta dos corpos foram identificados por papiloscopia, 15 pelas características fenotípicas, e sete por uma combinação de impressões digitais e características fenotípicas", explicou o diretor-geral do IML de São Paulo, Vladimir Alves dos Reis.
Condições climáticas e destruição da aeronave dificultaram trabalho. "As dificuldades começaram lá no local do acidente para retirar esses corpos de forma metodológica que permitisse as períciais. Não havia nenhum corpo completamente carbonizado", explicaram.
IML voltará às demandas rotineiras. Com a conclusão dos trabalhos relacionados às vítimas do avião, o núcleo central voltará a atender outras demandas, que haviam migrado para outras unidades a fim de acelerar as identificações.
Identificação das vítimas
Familiares das vítimas foram acolhidas no Instituto Oscar Freire, um espaço próximo ao IML. Durante esses atendimentos, eles fornecem informações que auxiliam os peritos, além de cederem material biológico, conforme informado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em nota oficial.
As famílias que moram em Cascavel e em Ribeirão Preto puderam fornecer material biológico nos núcleos locais do IML. Algumas famílias preferiram não se deslocar até a capital paulista.
Mãos da maior parte das vítimas estava preservada. "Nós tivemos 8 estados envolvidos com as vítimas. E a velocidade com que esses estados enviaram os documentos [para identificação das pessoas] foi fundamental.", explicou o diretor do Instituto de Identificação de SP, Maurício José Lemos Freire.
Lista de passageiros
- Adriana Santos
- Adriano Daluca Bueno
- Adrielle Costa
- Alipio Santos Neto
- Ana Caroline Redivo
- Andre Michel
- Antonio Deoclides Zini Junior
- Arianne Risso
- Constantino Thé Maia
- Daniela Schulz Fodra
- Denilda Acordi
- Deonir Secco
- Diogo Avila
- Edilson Hobold
- Eliane Andrade Freire
- Gracinda Marina Castelo da Silva
- Hadassa Maria da Silva
- Hiales Carpine Fodra
- Isabella Santana Pozzuoli
- Jose Carlos Copetti
- José Cloves Arruda
- José Roberto Leonel Ferreira
- Josgleidys Gonzalez
- Joslan Perez
- Kharine Gavlik Pessoa Zini
- Laiana Vasatta
- Leonardo Henrique da Silva
- Liz Ibba Do Santos
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Luciani Cavalcanti
- Luciano Trindade Alves
- Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
- Maria Parra
- Maria Valdete Bartnik
- Mariana Belim
- Mauro Bedin
- Mauro Sguarizi
- Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
- Nelvio José Hubner
- Paulo Alves
- Pedro Gusson do Nascimento
- Rafael Alves
- Rafael Fernando dos Santos
- Raphael Bohne
- Raquel Ribeiro Moreira
- Regiclaudio Freitas
- Renato Bartnik
- Renato Lima
- Ronaldo Cavaliere
- Rosana Santos Xavier
- Rosangela Maria De Oliveira
- Rosangela Souza
- Sarah Sella Langer
- Silvia Cristina Osaki
- Simone Mirian Rizental
- Thiago Almeida Paula
- Tiago Azevedo
- Wlisses Oliveira
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberLista de tripulantes
- Danilo Santos Romano, 35 anos.
- Debora Soper Avila, 28 anos
- Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
- Rubia Silva de Lima, 41 anos
Deixe seu comentário