-40ºC e queda brusca de 4 km: o acidente da Voepass em números

Acidente com avião da companhia Voepass matou 62 pessoas na última sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo. Órgãos responsáveis investigam os possíveis motivos que provocaram a queda, que aconteceu em um condomínio residencial.

Os números do acidente

Dezenas de vítimas. Todas as pessoas que estavam a bordo morreram. Além de quatro tripulantes, 58 passageiros estavam na aeronave.

Identificação dos corpos. Entre os 62 mortos, até o momento 52 já foram identificados pelo IML (Instituto Médico Legal).

Os horários. O voo de número 2283 decolou de Cascavel, no Paraná, às 11h50. O pouso, que seria no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, estava previsto para às 13h45. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Condições desfavoráveis. Imagens combinadas de satélite e radar meteorológico, associadas à rota do voo 2283 indicam que o avião sobrevoou uma área crítica por oito minutos e 42 segundos. Durante esse intervalo, a aeronave enfrentou nuvens carregadas até -40 °C. A análise, ilustrada abaixo, foi realizada pelo pesquisador Humberto Barbosa, coordenador do Lapis (Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite) da Ufal (Universidade Federal de Alagoas).

Imagem combinada de dados foi produzida para entender condições enfrentadas por voo que caiu em Vinhedo
Imagem combinada de dados foi produzida para entender condições enfrentadas por voo que caiu em Vinhedo Imagem: Reprodução/Lapis/Ufal

Diminuição da velocidade. Ainda de acordo com a análise de Barbosa, ao entrar nessa zona crítica, o avião estava a 403 km/h. Ao sair do trecho, a velocidade era de 300 km/h, indicando uma queda na velocidade de 103 km/h.

Queda foi registrada em diversos vídeos. De acordo com dados do Flight Radar, site que rastreia a trajetória dos voos em tempo real, a aeronave de modelo ATR 72 estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a quatro mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A diferença de 13 mil pés indica que a queda foi de aproximadamente quatro mil metros em apenas dois minutos.

Acidente está entre os mais letais da aviação brasileira. A queda do avião da Voepass foi o 5º acidente aéreo mais fatal do Brasil.

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Tripulação experiente. Segundo Eduardo Busch, CEO da Voepass, o comandante responsável pelo voo, Danilo Santos Romano, tinha 5.202 horas de voo. O copiloto, Humberto Campos de Alencar, registrava 5.100 horas.

O avião foi fabricado em 2010 pela empresa franco-italiana Avions de Transport Régional. A Voepass passou a usar a aeronave em setembro de 2022. Segundo o Estadão, há mais de duas mil aeronaves do mesmo modelo em operação no mundo.

Investigação em curso. Autoridades responsáveis pela investigação declararam que um relatório preliminar sobre as possíveis causas do acidente deve ser divulgado em 30 dias.

Caixões com as vítimas do acidente aéreo da Voepass são carregados por membros da Polícia da FAB (Força Aérea Brasileira)
Caixões com as vítimas do acidente aéreo da Voepass são carregados por membros da Polícia da FAB (Força Aérea Brasileira) Imagem: Miguel Schincariol/AFP

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