Chuva em SP: 3 pessoas e um cachorro morrem em Bauru após queda de muro
Do UOL, em São Paulo
11/10/2024 20h58
Três pessoas e um cachorro morreram no fim da tarde desta sexta-feira (11) em Bauru, no interior de São Paulo, após forte chuva e rajada de vento que atingiram a cidade.
O que aconteceu
A Defesa Civil informou que três pessoas e um cachorro morreram após serem atingidos por um muro que caiu. Os óbitos foram registrados no bairro Samambaia.
Relacionadas
"Com a força dos ventos, houve registro de colapso de um muro de blocos", informou a Defesa Civil. Com a intensidade da ventania, um muro de blocos cedeu e atingiu as vítimas. As vítimas são um homem, uma mulher e uma criança.
A Defesa Civil também registrou quedas de árvores em Bauru. Por volta das 18h, a chuva se intensificou e foi acompanhada de rajadas de vento, que provocaram as quedas.
Não chove em Bauru neste momento. Apesar dos danos, o órgão informou que por volta das 20h a chuva cessou. Contudo, alagamentos foram registrados em diversos pontos da cidade durante o fim da tarde e início da noite desta sexta.
Moradores também relataram queda de energia elétrica. Ao UOL, a CPFL, concessionária responsável pelo serviço na cidade, informou que o forte temporal impactou alguns trechos da rede de distribuição do município. Segundo a empresa, a maioria dos clientes já teve o serviço restabelecido até pouco antes das 22h.
Queda de muro deixa dois feridos em Cotia
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um muro em Cotia, na Grande SP. O acidente aconteceu em meio ao temporal que atinge regiões do estado.
A queda do muro, registrada no Jardim Josemar, também deixou uma terceira pessoa ferida, mas apenas com escoriações, informou a Defesa Civil de SP. Segundo o Corpo de Bombeiros, há possibilidade de outras vítimas.
Cotia está entre os municípios com alerta de perigo para tempestade do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O alerta é válido entre esta sexta (11) e 12h de sábado (12).
O órgão diz que há risco de chuva entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há também chance de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Municípios do Sudeste voltam a registrar chuva após um longo período de calor e tempo seco, segundo a Climatempo. A combinação entre baixa pressão atmosférica e frente fria começou a atuar na quarta-feira (9) e deve continuar influenciando no clima nos próximos dias.
Apagão na capital
A cidade de São Paulo está sofrendo com queda de energia em várias regiões, como no centro e nas zonas oeste e sul, após forte chuva atingir a capital paulista nesta sexta. Em Bauru, no interior, três pessoas e um cachorro morreram após a queda de um muro.
Enel, distribuidora de energia da cidade, diz que acionou plano de emergência após parte da sua área concessão ser atingida por chuvas e fortes ventos no início da noite. A concessionária informou que também reforçou as suas equipes de campo para reconstruir "trechos de redes danificados".
Relatos de chuva e ventania forte também ocorreram no festival de música Tomorrowland, que ocorre em Itu (SP). Barracas teriam sido reviradas, e pessoas relatam ter ficado assustadas com a situação. O festival está sendo realizado no interior do estado entre esta sexta e domingo (13).