Velório de Rina tem centenas de fiéis e discursos emocionados da família
Do UOL, em São Paulo
18/11/2024 22h01Atualizada em 18/11/2024 23h45
Familiares fizeram discursos emocionados velório de Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, o apóstolo Rina, na sede da igreja Bola de Neve, na Lapa, zona oeste de São Paulo, na noite desta segunda-feira (18). As irmãs, um dos filhos e a ex-mulher falaram sobre ele. A cerimônia reuniu centenas de fiéis, que fizeram fila desde o fim da tarde para acompanhar a cerimônia.
Rina morreu no domingo (17), vítima de um acidente de moto em Campinas (SP).
O que aconteceu
Fiéis aguardaram em fila para entrarem na sede na igreja, na rua Clélia. Ao UOL, a assessoria da igreja afirmou que a abertura ao público ocorreria após reunião dos familiares. A previsão para a entrada do público era às 21h (horário de Brasília), mas o local foi aberto às 21h30.
Relacionadas
Assim que a entrada foi aberta, foi possível ver, na entrada da igreja, dezenas de coroas de flores enviadas em homenagem ao apóstolo por comunidades religiosas e por políticos. Entre elas, uma do governo do estado de São Paulo. Também enviaram coroa de flores o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) e o deputado estadual Delegado Olim (PP-SP).
"Foi um homem moldado por Deus". A fiel Gabriela Martini, 31, que frequenta a sede da igreja há cinco anos foi agradecer a ao trabalho do apóstolo pela última vez. "Foi aqui que a solidão foi embora, foi aqui que a timidez foi embora, foi aqui que eu fui liberta. (... ) Continuar o legado dele é uma forma de reconhecimento e agradecimento por tudo que ele fez por todas as pessoas aqui", afirmou.
"A gente se alegra porque ele está do lado de Jesus". Frequentador da sede da igreja há 14 anos, Fábio Camargo disse que o momento não é apenas de tristeza. "Quando recebi a notícia, a primeira coisa que veio na cabeça é que ele deixou um legado. Ele sempre pregava sobre a eternidade, sobre a salvação", afirmou. "Não tem nada melhor do que estar do lado de Jesus Cristo, que é onde não tem mais choro, não tem mais pranto, não tem mais dor", disse.
"Salvou tantas vidas de forma direta". Rogério dos Santos, que conheceu a igreja há 20 anos, lamentou a perda. "Um homem que fez tanta coisa, que fez uma obra tão grande", disse. "Eu também sou motociclista, sei que é algo perigoso, a gente fica bem triste."
Cerimônia teve discurso emocionado; 'Pessoas más falaram dele', diz filho
Após a abertura ao público, houve um culto com homenagens ao apóstolo. A celebração foi iniciada pelo pastor Lamartine Posella. "Ainda estou muito perplexo", afirmou.
O caixão do apóstolo ficou posicionado a alguns metros do palco. Em bancos dispostos próximos ao caixão aberto ficaram os familiares e parentes de Rina.
Priscila Seixas, irmã de Rina, disse que soube ontem que o irmão havia caído de moto e "esfolado o ombro". Quando recebeu a notícia, ela disse ter rebatido que essa não era a informação correta. "Eu sabia que ele tinha se desligado de mim e ido embora", afirmou. "Bola de Neve, a gente não vai parar", gritou. Os fiéis se levantaram todos, do chão ao mezanino, aplaudiram e continuaram ouvindo a fala de Priscila em pé.
A pastora Dani, irmã de Rina, também falou rapidamente sobre a perda do apóstolo. "Eu não imaginava voltar na sede depois de meses do falecimento da minha mãe. Ele está com minha mãe, pai e familiares. Eu não esperava que ele fosse antes de nós. Orem por nós", pediu.
Um dos filhos de Rina contou que presenciou a morte do pai. "Eu presenciei tudo e a única coisa que eu queria era me despedir da forma certa. Eu só queria mais cinco minutos com ele". Rininha disse que o pai era seu herói e que recebia dele bons conselhos.
"Esses últimos meses foram muito difíceis", disse Rininha. "Eu passei e aguentei muita coisa em silêncio. Eu não quis fazer terapia. (...) O quanto ele aguentou nos últimos tempos. Quantas pessoas más falaram dele. Eu sofri sozinho. (...) As pessoas difamavam ele e ele se mantinha de pé. Ele estava com saudades de pregar, de estar aqui no púlpito".
Rina foi afastado da igreja em junho após denúncias
O apóstolo Rina estava afastado das atividades da igreja desde o início de junho por causa de denúncias de agressão contra a esposa, a pastora e cantora gospel Denise Seixas. Denise chegou a conseguir uma medida protetiva na Justiça contra Rina pós denúncias de lesão corporal, violência psicológica, ameaça, injúria e difamação. Ele negava as acusações.
O caso foi a público depois que Nathan Gouvea, filho de Denise de um casamento anterior, divulgou um vídeo com trechos de uma discussão do casal. Gouvea disse, inclusive, que o líder religioso planeja internar sua mãe em uma clínica psiquiátrica. O próprio Nathan disse já ter sido agredido por Rina.
Uma ex-funcionária da igreja de 39 anos também denunciou Rinaldo por importunação sexual. O caso aconteceu em 2017, quando era funcionária dele na igreja, mas ela só registrou boletim de ocorrência no dia 10 de junho de 2024, depois que Rina foi denunciado por violência doméstica e psicológica por Denise
A previsão é que haja um cortejo fúnebre às 11h de terça-feira (19). O sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque Morumby, às 17h de terça, no bairro do Morumbi, na zona sul da capital.
Apóstolo morreu em acidente de moto
Rina sofreu um acidente de moto na altura do km 131 da Rodovia Dom Pedro (SP-095), em Campinas (SP), às 16h04. Segundo informações da concessionária Rota das Bandeiras, a pista ficou interditada por 40 minutos.
Ele estava voltando de um culto em São João da Boa Vista com o grupo Pregadores do Asfalto, o motoclube da Bola de Neve, quando perdeu o controle da moto e caiu.
A concessionária da rodovia informou, no resgate, ele apresentava uma fratura na clavícula. Segundo relatos de quem presenciou o momento do acidente, o apóstolo aparentava ter muitas costelas quebradas.
Rina foi encaminhado ao Hospital de Clínicas da Unicamp, onde chegou em parada cardíaca. A equipe tentou reanimar o apóstolo por 50 minutos, mas não teve sucesso nos procedimentos de reanimação.
A morte de Rina coincidiu com a data de aniversário de sua irmã. Nas redes sociais, a pastora compartilhou vídeos em homenagem ao irmão.
A Bola de Neve igreja é uma das maiores do país, famosa por atrair fiéis ligados a esportes radicais. Tem 560 igrejas em 34 países.