Veja a lista de vítimas do acidente de ônibus que deixou 18 mortos em AL
Do UOL, São Paulo
25/11/2024 14h19Atualizada em 25/11/2024 16h14
O IML (Instituto Médico Legal) identificou 16 dos 18 mortos do acidente com ônibus que caiu de uma ribanceira em União dos Palmares (AL) neste domingo (24).
O que aconteceu
As vítimas tinham entre 5 e 84 anos. O ônibus havia saído de União dos Palmares e subia a serra para que os passageiros participassem das atividades do projeto Pôr do Sol Cultural quando o acidente ocorreu.
Os 16 corpos identificados já foram liberados para sepultamento. Os outros dois, de um homem idoso e de uma mulher, aguardam a chegada de familiares para concluir o processo de identificação.
Os corpos das duas vítimas restantes passaram pelo exame de necropapiloscopia, ou seja, de impressões digitais. No entanto, o IML informou que não foi encontrada nenhuma informação no arquivo civil do Instituto de Identificação sobre elas.
Veja lista de vítimas
- Maitê Francine Romão da Silva, 5 anos
- Jobson Gabriel Lima dos Santos, 9 anos
- Pedro Henrique Américo da Silva Filho, 14 anos
- Andrielly Rafaella de Santana da Silva, 14 anos
- Heloíse Ferreira da Silva, 21 anos
- Saulo Hermínio da Silva, 24 anos
- Antoniele Fernanda Américo da Silva, 31 anos
- Maria Joselani da Silva Lima Santos, 32 anos
- Thamires Caroline da Silva, 35 anos
- Ivone Clemente da Silva, 37 anos
- Linelenes Florêncio dos Santos, 38 anos
- Josefa Marcelino, 45 anos
- Luciano de Queiroz Araújo,47 anos
- Lourinete Figueiredo Batista, 53 anos
- Rosimeire Barros da Silva, 54 anos
- Alaide Tereza de Jesus, 84 anos
Entenda o caso
O acidente ocorreu em área de difícil acesso, mobilizando grande operação de resgate. O ônibus saiu de União dos Palmares e subia a serra para que os passageiros participassem das atividades do projeto Pôr do Sol Cultural, no parque memorial Quilombo dos Palmares.
Em um determinado ponto da estrada, o motorista perdeu a direção e o ônibus desceu uma ribanceira na Serra da Barriga, patrimônio histórico ligado à luta negra no Brasil. O Corpo de Bombeiros destacou equipes terrestres e aéreas para o local, com 29 agentes.
A operação mobilizou diversas unidades de resgate. Foram enviadas duas viaturas de autorresgate, duas de autossalvamento, três unidades de suporte básico, três de suporte avançado e um helicóptero aeromédico. A Tenente-coronel Elaine Monteiro, coordenadora do programa Salva Mais de Alagoas, afirmou que o Corpo de Bombeiros foi acionado às 14h47 para atender à ocorrência.
Ônibus era terceirizado e estava com todas as vistorias em dia. O veículo passou por inspeção recente, "realizada poucos dias antes do ocorrido", informou a prefeitura de União dos Palmares. Em nota, a prefeitura disse ainda que "todas as circunstâncias do ocorrido estão sendo rigorosamente investigadas, para que as responsabilidades sejam devidamente esclarecidas".
A Polícia Civil abriu neste domingo (24) inquérito para investigar o acidente. A investigação será conduzida pela Delegacia Regional de União dos Palmares, sob comando do delegado Guilherme Iusten.
Em nota, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, lamentou o acidente e afirmou ter solicitado mobilização total do estado no atendimento da emergência:
Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas. Determinei a total mobilização do Estado, com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e toda a estrutura de saúde atuando no socorro às vítimas, que já estão sendo atendidas na UPA de União e no Hospital Regional da Mata. Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas.
Paulo Dantas