Topo

PM atira nas costas de suspeito no Rio e tenta alterar versão, mostra TV

O agente que atirou não filmou a ação, mas ela foi flagrada pelo outro policial Imagem: Reprodução/Fantástico

Do UOL, em São Paulo

01/12/2024 22h59Atualizada em 01/12/2024 23h15

Imagens de câmeras corporais da Polícia Militar do Rio de Janeiro, divulgadas pelo Fantástico neste domingo (1º), mostram um agente atirando nas costas de um suspeito já rendido na zona norte da capital fluminense. O caso aconteceu no dia 27 de fevereiro deste ano.

O que aconteceu

Os dois policiais estavam no bairro após receberem informação de que homens estavam realizando assaltos em um carro branco. Os agentes já chegam atirando em direção aos suspeitos.

Eles continuam atirando enquanto mandam os suspeitos descerem do carro. Em outro momento, um dos alvos da ação aparece no chão tentando se explicar, até que ele levanta e é baleado nas costas por um dos policiais. O suspeito já havia sido atingido em uma das pernas. "Sou trabalhador", ele diz, no chão. Ao se levantar, ele leva um tiro nas costas.

O agente que atirou não filmou a ação, mas ela foi flagrada pelo outro policial. "Filmando aqui, não sei mexer nessa p* direito, esqueci. Troca de tiro sendo gravada aqui", diz o policial autor do disparo.

A imagem também mostra um dos policiais chamando o suspeito de "animal". "Levanta aí, animal. Dá para levantar, sim. Tomara que fique 'alejado'", diz na gravação. "Se ele morrer é melhor", afirma o agente, enquanto o suspeito é atendido em uma unidade de saúde.

Quando eles chegam na delegacia, os policiais tentam manipular a versão sobre o que aconteceu. "O problema disso tudo é o excesso, a quantidade de disparo. O senhor não mirou nele, entenda. Mirou no veículo", orienta um dos agentes.

A Justiça determinou que o MP-RJ e a corregedoria da PM-RJ investiguem o caso. O policial que atirou contra o suspeito foi afastado das ruas, informou a Polícia Militar ao Fantástico. O suspeito confessou que roubou a bolsa de uma mulher.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

PM atira nas costas de suspeito no Rio e tenta alterar versão, mostra TV - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano