Topo

Dinoel (PL) vence em Eldorado (SP), cidade onde Jair Bolsonaro se criou

Dinoel Pedroso Rocha (PL) foi eleito prefeito de Eldorado (SP), cidade do Vale do Ribeira - Divulgação
Dinoel Pedroso Rocha (PL) foi eleito prefeito de Eldorado (SP), cidade do Vale do Ribeira Imagem: Divulgação

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL

16/11/2020 00h13Atualizada em 16/11/2020 13h31

O contador Dinoel Pedroso Rocha (PL), 55, foi eleito prefeito de Eldorado (SP), cidade onde se criou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O município tem pouco mais de 15 mil habitantes e fica no Vale do Ribeira, região mais pobre de São Paulo.

O candidato do PL recebeu 37,29% dos votos. Zetinho (DEM), que tem a candidatura sob júdice, acabou em segundo com 32,63%, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Eleito vice-prefeito na eleição anterior, Dinoel cumpria um mandato-tampão à frente do município desde de julho, quando o então prefeito Durval Adélio de Moraes, o Vadico (PR), renunciou. Na época, Vadico afirmou que a decisão foi motivada por razões pessoais.

Esta foi a segunda vez que o político disputou o cargo de prefeito. Em 2012, ele já tinha sido candidato à prefeitura e perdeu a vaga para Zetinho (DEM), que também concorria ao Executivo municipal neste ano.

Após ter sua candidatura lançada, Dinoel contraiu coronavírus e teve que ficar hospitalizado por alguns dias. A mulher dele também teve Covid-19.

Dinoel terá de enfrentar o desafio de atrair mais empresas e indústrias para a cidade, apenas 10,8% dos moradores têm emprego formal, segundo levantamento de 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O município é um dos mais pobres dos 645 do estado, ficando em 557º lugar no critério renda —com 1,9 salário mínimo na média mensal frente à média de 4,3 salários na capital paulista.