ONGs oferecem sorvete em SP para estimular jovens a participarem da eleição

O prazo final de regularização do Título de Eleitor está chegando, e a Justiça Eleitoral de São Paulo vai trabalhar na capital paulista neste feriado de 1º de Maio e também no próximo fim de semana.

O que aconteceu

Organizações não governamentais oferecem sorvete para atrair jovens. Em oito cartórios da cidade de São Paulo serão distribuídos 350 picolés, em cada local, nos três dias de plantão. Nas imediações, será exibido o "titulão eleitoral" de 15 metros quadrados — em homenagem a Edson Luís de Lima Souto, estudante secundarista assassinado pela ditadura militar, em 1968. O TRE-SP informa que indicou alguns cartórios e os preparou para o recebimento de estudantes que realizam a ação.

Os cartórios do TRE-SP estarão abertos também nesta quarta-feira (1º), no sábado (4) e no domingo, das 11h às 17h. O órgão pretende registrar o título de cerca de 2 milhões de jovens a partir de 16 anos e orientar quem quer ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

Cartórios onde serão distribuídos sorvetes

  1. Campo Limpo: rua Américo Falcão, 251 257 - Vila Pirajussara
  2. Cidade Tiradentes: rua Àlvaro da Costa, 28 - Guaianases
  3. Grajaú: rua Antônio Carlos Tacconi, 45 - Cidade Dutra
  4. Centro/República: rua Antônio Coruja, 99/109 - Bom Retiro
  5. Bela Vista: avenida Brigadeiro Luís Antônio, 453
  6. Pirituba: av. Raimundo Pereira de Magalhães, 4.586
  7. Paraisópolis: rua Ibiapaba, 422 - Vila Sônia
  8. Vila Jacuí: r. Cel. Manuel Feliciano de Souza, 134a

ONGs promovem ações para estimular jovens a participar das eleições. Para tirar o primeiro título, é preciso ir a qualquer cartório eleitoral do estado com um documento oficial com foto e comprovante de residência recente.

Campanha inclui 50 escolas. Gabi Juns, diretora do Instituto Lamparina, disse que haverá um mutirão em escolas e nas redes sociais para estimular a iniciativa do primeiro título para jovens. Também participa da ação o labExperimental.

Muitos jovens trabalham no horário comercial, e que por isso é fundamental o esquema de plantão da Justiça Eleitoral.
Gabi Juns, diretora do Instituto Lamparina

Brasileiros têm até 8 de maio para regularizar situação eleitoral. Neste ano, a Justiça Eleitoral voltou a exigir que a regularização ou emissão dos títulos seja feita presencialmente.

Continua após a publicidade

Capital paulista tem passe livre no transporte aos domingos. No dia 5, eleitores poderão ir ao cartório de ônibus de forma gratuita. Consulte aqui o mapa dos cartórios na cidade de São Paulo ou veja os endereços abaixo.

"Titulão" para chamar atenção para regularização eleitoral
"Titulão" para chamar atenção para regularização eleitoral Imagem: Divulgação

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que informava a primeira versão da matéria, ONGs realizam a ação com sorvetes, e não o TRE-SP. O texto foi corrigido.

Deixe seu comentário

Só para assinantes