Topo

São Gabriel da Cachoeira (AM): veja votos de Lula e Bolsonaro na cidade no 2º turno

Do UOL

30/10/2022 20h12

São Gabriel da Cachoeira (AM) foi às urnas hoje para o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. No páreo, disputando os votos dos eleitores, estavam o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Considerando somente os votos na cidade, Lula, do PT, liderou com 80,64% dos votos válidos com 100,00% das urnas apuradas na disputa pela Presidência da República nas Eleições 2022.

Veja os resultados totais do Brasil na página de apuração das Eleições 2022.

São Gabriel da Cachoeira (AM): como ficou a apuração na cidade para presidente no 2º turno (em votos válidos)

  • Lula (PT) - 17.090 votos - 80,64%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 4.103 votos - 19,36%

707 eleitores votaram branco ou anularam o voto, enquanto 10.089 eleitores da cidade não compareceram às urnas. A soma de nulos, brancos e abstenções representa 33,75% do total de eleitores do município.

No Brasil, quem venceu a eleição foi Lula, que teve 50,85% dos votos nacionalmente. Jair Bolsonaro ficou com 49,15% dos votos e terminou derrotado.

Quando é a posse do vencedor?

A cerimônia de posse do Presidente da República ocorre tradicionalmente no primeiro dia do ano - ou seja, ocorrerá em 1º de janeiro de 2023. A cerimônia é em Brasília, sede do governo.

O que faz o presidente da República?

No Brasil, o presidente da República é o chefe do Poder Executivo e chefe de Estado. O cargo tem mandato de quatro anos de duração e permite uma reeleição para mais quatro de forma subsequente.

Como chefe de governo, é de responsabilidade do presidente as ações e tomadas de decisão referentes à administração pública da União. Como chefe de Estado, entre outras atribuições, é o presidente quem representa oficialmente o Brasil para outros países.

O presidente também pode propor leis para análise e votação do Congresso Nacional e tem o poder de vetar projetos aprovados na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Além de definir os ministros de governo, o presidente também indica os nomes para ocupar cargos como o de procurador-geral da República e ministro do Supremo Tribunal Federal.

O presidente eleito em 2022 deverá indicar ao menos dois novos ministros para o STF no próximo mandato.

Este conteúdo foi gerado pelo sistema de produção automatizada de notícias do UOL e revisado pela redação antes de ser publicado.