Kim Kataguiri deixa disputa à Prefeitura de SP: 'Fui desistido e sabotado'
Sem apoio do União Brasil, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) anunciou a sua desistência da disputa à Prefeitura de São Paulo neste ano.
O que aconteceu
Kim atribuiu sua saída a uma "sabotagem" de seu próprio partido, o União Brasil. "Não desisti de disputar eleições, fui desistido e sabotado pelo meu partido", disse ele em pronunciamento na tarde desta quinta (1º). Em pesquisa divulgada na última terça (30), feita pela Quaest, ele tinha 3% das intenções de voto.
Deputado afirmou que União rejeitou "protagonismo" ao não lançar candidatura própria. "Meu partido escolheu ser coadjuvante, um ator menor num jogo de terceiros", declarou. "Não vou participar dessa armadilha que vai ser a decisão que já é jogo de cartas marcadas do diretório municipal [do União]".
Relacionadas
União Brasil marcou evento no próximo sábado (3) para anunciar qual candidato à Prefeitura vai apoiar. Em convenção no último dia 20 de julho, lideranças partidárias já davam como certo a entrada da legenda na campanha à reeleição de Ricardo Nunes (MDB).
Apesar da fala dura, Kim disse que também vai apoiar atual prefeito. Segundo ele, Nunes se comprometeu a incorporar duas propostas de seu plano de governo. Para o deputado, a aliança é necessária para "evitar o mal maior" que seria uma eventual vitória de Guilherme Boulos (PSOL).
Deputado também descartou troca de partido. "Mudança não é algo em discussão", declarou, negando possibilidade mesmo em uma futura janela partidária.
Para haver racha entre mim e a cúpula do meu partido, a cúpula precisaria ter uma ideologia definida. Eu tenho posicionamento definido, agora, a cúpula do meu partido tem um posicionamento que varia de acordo com a conjuntura política, o que lamento muito.
Kim Kataguiri em pronunciamento nesta quinta (1º)