Topo

Vacinação contra a gripe 2021: saiba quando tomar e tire suas dúvidas

Campanha nacional de imunização contra gripe começa no dia 12 de abril - Getty Images
Campanha nacional de imunização contra gripe começa no dia 12 de abril Imagem: Getty Images

Ana Paula Bimbati

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 04h00Atualizada em 01/06/2021 19h30

A campanha nacional de vacinação contra a gripe 2021 começou no dia 12 abril. Os grupos prioritários são bem amplos e, por isso, estão divididos em três etapas. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 79,7 milhões de pessoas.

Em São Paulo, a prefeitura usa escolas da rede pública para aplicar as doses com o objetivo de evitar aglomerações e separar os locais de imunização contra a covid-19. Na capital, a proposta é vacinar mais de 4 milhões de pessoas.

Com duas campanhas de vacinação acontecendo ao mesmo tempo, muitas dúvidas devem surgir. Por isso, o UOL selecionou as principais questões sobre o tema. Confira a seguir e saiba qual é o calendário:

Dúvidas sobre a vacinação contra gripe

Qual o calendário de vacinação da gripe em 2021?

Os municípios começaram a imunização no dia 12 de abril no grupo prioritário. A campanha deve ser encerrada no dia 9 de julho.

Quem deve tomar a vacina? Qual o grupo prioritário?

Como o grupo prioritário é amplo, o Ministério da Saúde informou que os municípios terão autonomia para definir as datas de imunização. O objetivo, segundo a pasta, é imunizar:

  • crianças de 6 meses a menores 6 anos;
  • gestantes;
  • puérperas;
  • povos indígenas;
  • trabalhadores da saúde;
  • idosos com mais de 60 anos;
  • professores das escolas públicas e privadas;
  • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • pessoas com deficiência
  • agentes de forças de segurança e salvamento
  • membros das Forças Armadas;
  • caminhoneiros;
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • trabalhadores portuários;
  • funcionários do sistema prisional;
  • jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e
  • população privada de liberdade.

O público prioritário será distribuído em três etapas. Os municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D), conforme a realidade de cada região.

Quem não pode tomar a vacina contra a gripe?

A imunização não é indicada para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de alergia em doses anteriores.

Por que é importante tomar a vacina contra a gripe?

A vacina contra a gripe previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, mortes, internações e a sobrecarga no sistema de saúde, que é essencial a ser evitada em tempos de pandemia e com a alta de casos de covid-19.

Como o vírus é mutante, é recomendado tomá-la anualmente.

Onde posso tomar a vacina contra a gripe?

Cada município terá autonomia para escolher onde fará a vacinação contra a gripe. No caso de São Paulo, a prefeitura fará a imunização em escolas públicas para evitar aglomerações e para separar os locais de imunização contra a covid.

O Ministério da Saúde recomenda que os estados e municípios utilizem todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 nos mais de 50 mil postos previstos.

Fique de olho no site oficial da prefeitura onde você mora para saber a lista das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou outros locais onde vai ocorrer a vacinação contra a gripe.

Peguei covid, posso tomar a vacina contra a gripe?

"É improvável que a vacinação de indivíduos infectados (em período de incubação) ou assintomáticos tenha um efeito prejudicial sobre a doença", explicou o Ministério da Saúde em nota.

Pode tomar a vacina da gripe com a vacina de covid-19?

Não. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que se respeite um intervalo de 14 dias entre as doses dos imunizantes. A pasta recomenda que o público prioritário da vacina contra a gripe que ainda não tenha tomado o imunizante contra a covid-19, priorize a dose contra a covid, desde que esteja na faixa liberada para receber a vacina anticovid.

Vacina contra a gripe ajuda na imunização contra o coronavírus?

Até o momento não há comprovação de que a vacina contra a gripe ajude na prevenção contra a covid-19.

No entanto, segundo o Ministério da Saúde, a imunização reduz os sintomas que podem ser confundidos com os de covid-19. Além de prevenir "o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde".

Quem produziu as vacinas contra a gripe?

As doses foram produzidas pelo Instituto Butantan e, ao todo, serão distribuídas 80 milhões de doses pelo governo federal.

Estou com febre, posso me vacinar?

Caso apresente febre aguda, moderada ou grave, é recomendado adiar a data da vacinação para que não se atribua os sintomas ao imunizante nem sejam agravados. Melhor prevenir, já que, em tempos de pandemia, pode-se confundir os sintomas.

Qual o período de proteção contra a gripe após a vacina?

Segundo o Ministério da Saúde, os anticorpos duram de seis a 12 meses. Apenas depois de duas a três semanas da vacinação, o vacinado estará protegido.

Posso doar sangue depois de me vacinar?

As pessoas já elegíveis à doação que forem vacinadas contra a gripe, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), devem ser consideradas como inaptas pelo período de 48 horas após a vacinação.