Topo

Após almoço em fast-food com Medvedev, Obama pede entrada da Rússia na OMC

Obama e Medvedev, almoçam juntos no "Ray"s Hell Burger", fast-food especializado em hambúrgueres e carnes; <b>VEJA MAIS FOTOS</b> - Kevin Lamarque/Reuters
Obama e Medvedev, almoçam juntos no "Ray's Hell Burger", fast-food especializado em hambúrgueres e carnes; <b>VEJA MAIS FOTOS</b> Imagem: Kevin Lamarque/Reuters

Do UOL Notícias* <br> Em São Paulo

24/06/2010 16h19

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira (24) ao lado do presidente russo, Dmitri Medvedev, durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, que "a Rússia é parte da OMC" (Organização Mundial de Comércio). Obama quer acelerar o diálogo sobre a entrada de Moscou na organização.

Veja como foi o almoço de Obama

Obama recebeu hoje o presidente russo numa reunião focada nas relações bilaterais entre os países. Os dois conversaram sozinhos por meia hora. Depois, assessores russos e americanos participaram diálogo.

Durante seu pronunciamento, o presidente Obama qualificou o presidente russo, Dmitri Medvedev, como um parceiro "sólido" e "confiável", mas observou as divergências que persistem entre os dois países, principalmente sobre a Georgia. Apesar disso, Obama disse que "abordamos as diferenças abertamente".

Obama destacou que Medvedev tenha "conseguido repor" a relação entre os dois países ex-adversários da Guerra Fria, que havia ficado mais tensa nos últimos anos.

O norte-americano agradeceu a ajuda de Medvedev para resolver a disputa sobre as exportações de frango americanos para a Rússia e disse que vai instruir seus negociadores a acelerar o ritmo das negociações para a entrada de Moscou na OMC.

Rússia não deixou de expressar nos últimos anos seu ceticismo sobre a ideia de que os Estados Unidos iriam revogar a lei que impõe restrições ao comércio com a Rússia, da época da Guerra Fria.

Fast-food

Os dois presidentes pararam os trabalhos na Casa Branca para almoçar em um fast-food que serve hambúrgueres no sul de Washington.

Obama e Medvedev, que passaram grande parte do dia juntos durante as reuniões centradas na economia, voltaram à Casa Branca na mesma limusine, seguindo a estrada Arlington (Virgínia), a cinco minutos do outro lado do rio Potomac.

O grupo, escoltado pela polícia, parou em frente ao "Ray's Hell Burger", especializado em hambúrgueres e carnes, e os dois presidentes entraram.

Eles se sentaram à mesma mesa e pediram cheesebúrgueres: Obama escolheu o com cebolas, acompanhado de salada com tomates, picles e pepino, enquanto que Medvedev optou por uma versão mais codimentada com cebolas, pimentas verdes mexicanas e champignons.

Segundo informações, os dois líderes ainda dividiram uma porção de fritas. O americano bebeu chá gelado e o russo um refrigerante.

*Com agências internacionais