Topo

Protestos terminam com 82 policiais feridos na Irlanda do Norte

Policiais e manifestantes nacionalistas entraram em confronto em Belfast; <b>VEJA MAIS FOTOS</b> - Niall Carson / AP
Policiais e manifestantes nacionalistas entraram em confronto em Belfast; <b>VEJA MAIS FOTOS</b> Imagem: Niall Carson / AP

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

13/07/2010 09h57

No mínimo 82 policiais ficaram feridos após confrontos com nacionalistas da Irlanda do Norte que começaram na segunda-feira (12) e se estenderam até a madrugada desta terça-feira (13) . Vários policiais tiveram apenas ferimentos leves, mas dois permanecem hospitalizados. Foi o pior confronto em Belfast, capital norte-irlandesa, em um ano.

Os distúrbios ocorreram durante os desfiles da Ordem Laranja para lembrar a vitória do protestante Guilherme de Orange sobre o rival católico Jaime 2º na disputa pelo trono inglês, no dia 12 de julho de 1690. A onda de violência começou na segunda-feira em Ardoyne, um tradicional reduto do IRA (Exército Republicano Irlandês) no norte de Belfast, onde cerca de 100 manifestantes tentaram bloquear o trajeto de uma parada da Ordem Laranja. Manifestantes lançaram garrafas, pedras, coquetéis Molotov e pelo menos uma bomba caseira contra os policiais.

Um acordo de paz de 1998 colocou fim a três décadas de violência entre grupos nacionalistas católicos que querem uma Irlanda independente, e protestantes unionistas, que desejam que o país continue a fazer parte do Reino Unido. Apesar da relativa calma na Irlanda do Norte desde o acordo de paz, há erupções de violência na época do 12 de julho, quando os católicos tentam fazer com que as marchas lembrando o fato não ocorram. No ano passado, 21 policiais ficaram feridos nessa época.

Políticos afirmam que os manifestantes, influenciados por dissidentes do IRA contrários ao acordo, foram incentivados a atacar os policiais. A polícia usou canhões de água e tiros com balas de borracha para tentar conter jovens mascarados.

Várias ruas de Belfast permaneciam bloqueadas nesta terça-feira e a principal ferrovia da Irlanda do Norte funcionava parcialmente depois que nacionalistas em Lurgan, sudoeste de Belfast, tentararam incendiar um trem com 55 passageiros a bordo.

* Com informações das agências internacionais