Poço da BP tem mais um ponto de vazamento, afirma porta-voz da Casa Branca
Veja álbuns de fotos especiais do desastre
Óleo chega à região costeira dos EUA |
Animais são afetados pelo vazamento |
Compare o tamanho da mancha de petróleo |
O porta-voz do governo, Robert Gibbs, afirmou nesta segunda-feira (19) que foi detectado mais um ponto de vazamento na superfície do poço da BP, além do já detectado a cerca de três quilômetros da abertura principal.
Apesar disso, Thad Allen, almirante da Guarda Costeira responsável por acompanhar o vazamento no golfo do México, disse que a empresa se comprometeu a acompanhar de perto os novos vazamentos e, por isso, o governo norte-americano autorizou que a BP mantenha a tampa mecânica, instalada na quinta-feira.
A principal preocupação da Casa Branca é que a estrutura subterrânea do poço esteja danificada e que o óleo se infiltre através das rochas e acabe vazando em múltiplos pontos do solo marinho.
Ontem, o almirante Allen divulgou uma carta afirmando que a BP deveria aumentar ao máximo as precauções e a vigilância após ter detectado o primeiro vazamento próximo ao poço.
Em comunicado, Allen afirmou hoje que o governo obteve as respostas que precisava durante uma conferência telefônica na noite passada e que vai manter a autorização da tampa sobre o local do vazamento.
"Durante a conversa, a equipe de cientistas federais obteve as respostas que estava buscando e os compromissos da BP de cumprir com suas obrigações de supervisão e notificação (ao governo)", disse Allen.
Questionado sobre os vazamentos, o porta-voz da BP Mark Salt declarou que "continuamos a trabalhar muito com todos os cientistas do governo sobre isso".
Assista ao local do vazamento ao vivo
*Com informações de agências internacionais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.