Topo

Obama promete ajuda para combater incêndios na Rússia

Imagem de satélite mostra pontos de incêndios na Rússia na quarta-feira (11); <b>VEJA MAIS FOTOS</b> - Nasa/AFP
Imagem de satélite mostra pontos de incêndios na Rússia na quarta-feira (11); <b>VEJA MAIS FOTOS</b> Imagem: Nasa/AFP

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

13/08/2010 10h51

O presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu enviar ajuda à Rússia para combater os incêndios que arrasam o país, disse a Casa Branca nesta sexta-feira (13). A promessa foi feita ao presidente russo Dmitri Medvedev.

Durante uma conversa por telefone, Obama indicou a Medvedev que "os Estados Unidos responderão ao pedido de ajuda técnica da Rússia para lutar contra os incêndios", informou a presidência americana em um comunicado.

A área afetada pelos incêndios florestais e de combustível de origem vegetal na Rússia segue diminuindo de forma progressiva, informaram as autoridades nesta sexta-feira.

"O número e a superfície de incêndios seguem caindo, em 24 horas a área afetada diminuiu em mais de 15 mil hectares", indicou o chefe do centro de crise do Ministério de Situações de Emergência russo, Vladimir Stepanov.

Stepanov disse que a melhoria da situação em três das regiões mais prejudicadas permitiu concentrar os esforços dos bombeiros e militares em zonas onde o fogo ainda é intenso, o que também começa a dar resultados, segundo a agência "Itar-Tass".

O presidente russo, Dmitri Medvedev, suspendeu na quinta-feira o estado de emergência em três das sete regiões do país nas quais foi implantado devido aos incêndios florestais.

"Hoje (sexta-feira), os esforços se centram nas regiões de Moscou, Riazan e Vladimir", onde aumenta a presença de equipes de socorro, hidroaviões e helicópteros mobilizados, disse Stepanov, que assegurou que o número de focos não mudou.

No entanto, a Agência Federal para a Proteção das Florestas afirmou que, segundo seus dados, o número total de incêndios florestais e de combustível de origem vegetal nas últimas 24 horas aumentou de 545 para 611 focos.

Em Moscou, invadida na semana passada por uma nuvem de fumaça causada pelos incêndios florestais, uma forte tempestade limpou o ar durante a noite, mas os meteorologistas afirmam que a temperatura vai se manter acima dos 30 graus nesta sexta.

* Com informações da AFP e da EFE