Topo

Ataque a bar deixa 8 mortos no balneário turístico de Cancún

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

31/08/2010 11h19

No mínimo oito pessoas foram mortas, entre elas seis mulheres, na madrugada desta terça-feira (31) em um ataque com coquetéis molotov contra um bar no balneário turístico de Cancún, no leste do México, segundo autoridades locais.

O ataque foi lançado por no mínimo seis homens que estavam em um carro que lançaram as bombas incendiárias contra o bar. Segundo informações da agência de notícias France Presse, o bar já tinha sido alvo de duas tentativas de extorsão por supostos integrantes do cartel de drogas Los Zetas.

Chefão do tráfico é preso

Ontem o México capturou um dos chefões do tráfico de drogas no país, Edgar Valdez, conhecido como "La Barbie", líder do cartel Beltran Leyva, que atua na região central do México.

Valdez, de 37 anos, é um norte-americano de origem mexicana, nascido no Estado do Texas, e tem o apelido de "La Barbie" por causa de sua pele clara.

"Valdez tem conexões com grupos do crime organizado operando na América Central e do Sul no contrabando de drogas para os Estados Unidos, onde ele também era procurado", disse o porta-voz do setor de segurança nacional, Alejandro Poire, em entrevista à imprensa.

As autoridades acreditam que Valdez estava por trás do aumento dos crimes violentos no centro do México, já que ele lutava pela liderança de seu cartel. Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de US$ 2 milhões por sua captura.

A captura de Valdez, depois de uma busca de mais de um ano, se seguiu à morte de outro grande chefão do tráfico, Ignacio "Nacho" Coronel.

Calderón está procurando conter a preocupação no México e no exterior com sua guerra ao narcotráfico. Mais de 28 mil pessoas, na maioria traficantes e policiais, morreram nos conflitos desencadeados pelas operações militares de repressão nos três anos e meio em que Calderón está no poder.

* Com as agências internacionais