Topo

Suspeitos de ligação com possível ameaça contra papa são presos em Londres

Fiéis participam de missa celebrada por Bento 16 na St Mary"s University College, em Londres - Toby Melville/ Reuters
Fiéis participam de missa celebrada por Bento 16 na St Mary's University College, em Londres Imagem: Toby Melville/ Reuters

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

17/09/2010 10h34

Cinco homens foram presos nesta sexta-feira na região central de Londres sob a acusação de estarem ligados a uma possível ameaça contra o papa Bento 16 durante sua visita ao Reino Unido, informou a "BBC".

Segundo a rede britânica, os suspeitos foram detidos às 02h45 (horário de Brasília) e estão sendo interrogados.

A "BBC" informou ainda que, a princípio, os homens, de idades entre 26 e 50 anos, não teriam planejado um atentado em massa.

A polícia não modificou as medidas de segurança da visita nem a itinerário do pontífice.

Há investigações em andamento no local onde os homens foram detidos e em casas no norte e no leste da capital britânica, mas, por enquanto, os detetives não encontraram artefatos explosivos.

"As detenções de hoje foram em resposta à informação recebida pela polícia. Após uma investigação inicial por parte dos detetives, foi tomada a decisão de prender os cinco homens", acrescentou o porta-voz policial.

"Os planos da polícia (em matéria de segurança) para a visita papal foram revisados e temos certeza que o atual planejamento ainda é o apropriado", disse.

"O itinerário não foi modificado e não há mudanças no nível de ameaça do Reino Unido", especificou.

O papa chegou à Escócia na quinta-feira, para iniciar uma viagem de quatro dias ao Reino Unido, a primeira visita de Estado de um pontífice ao país desde que Henrique 6º rompeu com Roma, em 1534.

A passagem anterior de um papa pelo Reino Unido foi realizada pelo antecessor de Bento 16, João Paulo 2º, em 1982, embora tenha sido uma visita pastoral, e não de Estado.

Papa vê perigo na ciência

No segundo dia de sua visita ao Reino Unido, o papa Bento 16 disse nesta sexta-feira que o mundo precisa de bons cientistas, mas que uma perspectiva científica torna-se perigosa se ignorar a dimensão religiosa e ética da vida.

A declaração foi dada diante dos cerca de quatro mil alunos católicos com os quais Bento 16 se reuniu hoje, em St. Mary's University College, em Londres. Bento 16 disse também que o dinheiro não leva à felicidade, e que esta só pode ser encontrada em Deus.

"Não se contentem em ser medíocres. O mundo necessita de bons cientistas, mas uma perspectiva científica torna-se perigosa se ignorar a dimensão religiosa e ética da vida, da mesma maneira que a religião fica limitada se rejeitar a legítima contribuição da ciência em nossa compreensão do mundo", afirmou.

O papa disse também que ter dinheiro possibilita ser generoso e fazer bem ao mundo, mas que por si próprio não é suficiente para alcançar a felicidade. Bento 16 exortou os jovens a ficarem afastados da avareza e do egoísmo, prestando socorro aos pobres e famintos.

Antes de se reunir com os alunos católicos, Bento 16 pronunciou outro discurso, desta vez voltado ao professorado, no qual destacou a contribuição da Igreja Católica no campo da educação e assinalou que a tarefa de um mestre não é só proporcionar capacitação em habilidades orientadas ao lucro econômico.

Nesta sexta-feira, o papa terá encontros com líderes de outras religiões, como o arcebispo de Canterbury e líder da Igreja Anglicana, Rowan Williams. Bento XVI participará também de uma cerimônia ecumênica na Abadia de Westminster e irá pronunciar um discurso diante do mundo político, acadêmico e corpo diplomático em Westminster Hall.

* Com as agências internacionais