Topo

Disputa ideológica de Barack Obama e Sarah Palin vai parar nos quadrinhos

O presidente americano Barak Obama e a republicana Sarah Palin se enfrentam em uma das capas da próxima edição da revista "Archie"; VEJA MAIS OBAMA NOS QUADRINHOS - Reprodução
O presidente americano Barak Obama e a republicana Sarah Palin se enfrentam em uma das capas da próxima edição da revista "Archie"; VEJA MAIS OBAMA NOS QUADRINHOS Imagem: Reprodução

Do UOL Notícias

Em São Paulo

20/12/2010 07h00

Barack Obama e Sarah Palin travam uma batalha ideológica desde as eleições presidenciais dos EUA em 2008. Agora, a disputa passou para os quadrinhos. O presidente americano e a republicana que se tornou símbolo da oposição conservadora aparecem na edição deste mês da HQ Archie, que será lançada na próxima quarta-feira (22).

Os dois aparecem na HQ para participar da eleição para presidente do colégio Riverdale High. Enquanto Obama é chamado pelo personagem Archie para reforçar a sua campanha estudantil, Reggie escala ninguém menos do que Sarah Palin.

Para o co-CEO da Archie Comics, Jon Goldwater, trazer duas das mais importante figuras da política americana para dentro do universo das HQs “era essencial e fazia parte da história”.

“Archie e o pessoal de Riverdale sempre foram uma reflexão do que está acontecendo na América. As aventuras de Archie estão acontecendo aqui, no mundo onde Obama é presidente e Sarah Palin é a líder do Partido Republicano”, disse ele ao “The Huffington Post”.

Ainda segundo Goldwater, colocar os dois no mesmo cenário, nesse caso, na escola de Riverdale, é “absolutamente possível”.

“Mesmo pessoas com diferentes posições políticas têm algum ponto em comum. Em sua essência, seus valores, Obama e Palin querem a mesma coisa: o que é melhor para a América”, disse ele.

A Obamania nas HQs

O que chama atenção é a “fixação” das HQs por Obama, que durante a campanha e após ser eleito presidente já fez uma ponta em vários quadrinhos que o retrataram dos mais diversos jeitos, desde “Barack, o Bárbaro”, numa referência ao personagem "Conan, O Bárbaro", interpretado no cinema por Arnold Schwarzenegger, onde ele usa espadas e aparece semi-nu para derrotar os inimigos, entre eleas a inimiga “Red Sarah”, personagem baseada em Sarah Palin, até uma versão do presidente americano como herói na HQ “The Resident Evil” e outra em um mangá erótico.

“Meu Vizinho Taroé um mangá erótico protagonizado pelo ex-primeiro-ministro japonês Taro Aso e publicado pela revista japonesa de quadrinhos eróticos "Kairakuten". Em 2009, a HQ publicou uma história polêmica com a participação de Obama. Além dele, entraram na história a atual secretária de Estado americano, Hillary Clinton, e John McCain, candidato republicano derrotado por Obama nas últimas eleições presidenciais.

Em outra HQ, Obama entrou para a história ao ser salvo de um atentado pelo seu super-herói favorito. Em 2009, na edição 583 da “The Amazing Spider-Man”, Obama foi salvo pelo Homem-Aranha e a HQ tornou-se a mais vendida do século 21.