Topo

Ban Ki-moon telefona para parabenizar Dilma; conversa abordou Conselho de Segurança e Haiti

Camila Campanerut

Do UOL Notícias <br> Em Brasília

03/01/2011 19h48

A presidente da República, Dilma Rousseff conversou no fim da tarde desta segunda-feira (3) com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que ligou para cumprimentá-la pela posse.

A conversa, que durou cerca de 15 minutos, também tratou da sugestão brasileira de introduzir a discussão sobre segurança e desenvolvimento no Conselho de Segurança da ONU. A partir de fevereiro, o Brasil assumirá a presidência rotativa do Conselho e a proposta voltará à tona.

“O secretário-geral achou uma excelente ideia e aproveitou para felicitar o governo brasileiro no papel que estamos tendo no Haiti, no que diz respeito à coordenação e ao comando da Minustah [missão de paz da ONU no Haiti]”, afirmou o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, que acompanhou a conversa.

De acordo com Garcia, apesar de Ban Ki-moon comentar com a presidente que estava um pouco “mais otimista com a situação política” interna no Haiti, Dilma demonstrou disposição do país de continuar liderando as tropas de paz em solo haitiano “enquanto as Nações Unidas considerarem relevante”.

Viagens ao exterior

Garcia evitou antecipar a agenda de viagens da presidente, mas destacou que, já em fevereiro, ela terá um compromisso no Peru, onde este prevista uma reunião com os líderes da América do Sul e países árabes.

A Bulgária, país de origem do pai de Dilma, deverá se destino da presidente durante o “verão europeu”, entre os meses de junho a agosto. Há ainda, para setembro, o convite para a reunião anual na sede da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos.