Topo

Revolta contra a tirania é obedecer a Deus, escreve Paulo Coelho em recado ao Egito

Do UOL Notícias

Em São Paulo

31/01/2011 12h30

O escritor Paulo Coelho, que recentemente teve suas obras censuradas no Irã, comentou em seu perfil no Twitter a crise política no Egito, que desde a semana passada enfrenta uma onda de protestos contra o governo do presidente Hosni Mubarak. “Revoltarmo-nos contra a tirania é obedecer a Deus”, postou ele usando a "hashtag" "Tahrir", "libertação", em árabe e também nome da praça no Cairo onde os manifestantes contra Mubarak se reúnem para protestar, e "Egypt" (Egito, em inglês).

Paulo Coelho atribuiu a citação ao ativista americano Benjamim Franklin. A autoria é dúbia, já que diversas publicações atribuem a citação ao ex-presidente dos Estados Unidos Thomas Jefferson.

Nesta segunda-feira, centenas de egípcios voltaram a tomar o coração do Cairo para exigir a renúncia do regime de Mubarak, no sétimo dia de manifestações contra o líder, no poder desde 1981.

A praça Tahir, símbolo dos protestos dos últimos dias, segue sob forte proteção das tropas do Exército. Helicópteros sobrevoaram sobre um grupo que fazia sinais e cantava: "o povo egípcio quer a queda do governo".

Para esta terça-feira, líderes do movimento convocaram uma greve geral por tempo indeterminado e uma passeata que deve reunir um milhão de pessoas.

"Decidimos durante a noite que na terça-feira acontecerá uma passeata de um milhão de pessoas", declarou Eid Mohamad, um dos líderes do movimento. "Também decidimos convocar uma greve geral indefinida", completou.