Topo

Meteorologia e qualidade da água não favorecem mergulho de Obama em Copacabana

Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

20/03/2011 20h00

Se quiser repetir no Rio de Janeiro as cenas de mergulho protagonizadas em suas férias pelas praias do Havaí, nos Estados Unidos, o presidente norte-americano Barack Obama terá que estar preparado para praia com tempo nublado e chuvoso --e, se optar por Copacabana, onde está hospedado, também por restrições à qualidade da água.

Segundo a previsão do Inmet (InstitutoNacional de Meteorologia), a previsão para esta segunda-feira (21) na capital fluminense, no primeiro dia de outono, é de tempo nublado com períodos de chuviscos e chuvas em áreas isoladas. As temperaturas devem oscilar entre a mínima de 18ºC e a máxima de 28°C.

Já a qualidade da água em Copacabana, nas imediações do hotel Marriott --onde a família Obama está hospedada --, pela terceira vez consecutiva no último mês recebeu selo de “recomendada para banho com restrições” pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), órgão que monitora a qualidade das praias do Estado. O aviso significa que os banhistas devem evitar a praia até 24 horas após chuvas e áreas com extravasamento pluvial.

Desde o início do ano, Copacabana recebeu cartão vermelho --ou seja, de não recomendada para banho --apenas duas vezes, em um total de 30 medições.  Segundo o Inea, a coleta de água para análise em Copacabana acontece duas vezes por semana e em quatro pontos de monitoramento (não divulgados) distribuídos ao longo da orla. 

Para qualificar uma praia como própria ou imprópria para banhistas, as análises levam em conta a quantidade de coliformes fecais encontrados, o que determina se a água teve ou não contato com esgoto.