Topo

Obama felicita novo presidente marfinense e pede para que atrocidades sejam investigadas

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

12/04/2011 19h12

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou Alassane Ouattara por ter assumido o poder da Costa do Marfim, durante ligação telefônica feita nesta terça-feira (12). O norte-americano garantiu apoio ao novo governo marfinense e destacou a necessidade de investigar as atrocidades cometidas no país africano nos últimos meses.

"O presidente Obama telefonou para o presidente Alassane Ouattara hoje (terça-feira) para felicitá-lo por sua posse como presidente democraticamente eleito da Costa do Marfim", indicou a Presidência americana

Segundo a Casa Branca, os dois presidentes concordaram que é importante garantir que os responsáveis pela violência respondam para a Justiça independentemente do lado que apoiavam. 

"Os dois governantes (...) insistiram sobre a importância de ver as supostas atrocidades serem alvo de investigações e aqueles que as cometeram, seja qual for o partido que os tenha apoiado, responder por seus atos", indicou a Casa Branca.

Obama e Ouattara "se comprometeram a apoiar os trabalhos da comissão de investigação das Nações Unidas e do Tribunal Penal International para investigar os episódios de violência", segundo a mesma fonte.

Ouattara disse a Obama que espera que o comércio entre os dois países seja restabelecido rapidamente. A Costa do Marfim é um dos principais exportadores de cacau e café do mundo.

O novo presidente marfinense tomou posse nesta terça-feira (12) com a difícil missão de reconciliar uma nação, um dia depois da detenção de seu rival político Laurent Gbagbo, que se recusava a deixar o poder. 

O ex-presidente permanece preso em um quarto do Golf Hotel, na cidade de Abdijã.

*Com informações das agências internacionais.