Topo

Otan volta a bombardear complexo de Gaddafi em Trípoli; impasse domina conflito

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

10/05/2011 05h13

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) lançou mísseis na manhã desta terça-feira contra um complexo residencial do ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, informaram testemunhas. Autoridades líbias disseram que quatro crianças ficaram feridas por causa das explosões, sendo que duas delas estão em estado grave.  As autoridades líbias mostraram aos jornalistas um hospital com janelas destruídas, supostamente por causa das explosões.

Segundo testemunhas, quatro explosões atingiram a capital líbia, sacudindo as janelas de um hotel que hospeda jornalistas. Elas foram seguidas por mais duas detonações menores.

Horas antes do segundo bombardeio, ao menos duas fortes explosões sacudiram a cidade, informou a agência oficial Jana. Colunas de fumaça subiram da zona da TV estatal e dos escritórios da agência de notícias.

Ao menos um desses ataques atingiu um prédio que havia sido previamente bombardeado no dia 30 de abril e que abrigava várias organizações da sociedade civil, disseram testemunhas.

As explosões aconteceram depois de o chefe da Otan, Anders Fogh Rasmussen, afirmar que o tempo está se esgotando para Gaddafi, que "deve perceber cedo ou tarde que não há futuro para ele ou seu regime".

Trípoli tem sido alvo constante da aviação da Otan, que bombardeia instalações do regime do ditador líbio. A Otan assumiu no final de março o comando das operações militares da coalizão internacional e desde então já realizou mais de 2 mil bombardeios para evitar a ação das forças de Gaddafi contra os rebeldes líbios.

*Com informações das agências internacionais