Topo

Após 11 anos de caminhada, canadense vai completar volta ao mundo em outubro

O aventureiro Jean Béliveau descansa ao lado de um lago em Ontário, no Canadá - AFP
O aventureiro Jean Béliveau descansa ao lado de um lago em Ontário, no Canadá Imagem: AFP

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

29/09/2011 21h23Atualizada em 29/09/2011 21h41

O aventureiro canadense, Jean Béliveau, 56, vai completar a maior missão de sua vida no dia 16 de outubro: terá dado a volta ao mundo caminhando.

A caminhada já dura 11 anos e no próximo dia 16, ele deve chegar a Montreal, de onde partiu, com um total de 75.000 quilômetros percorridos. Para manter o ritmo, Béliveau caminha entre 30 e 40 quilômetros por dia.

Depois de já ter atravessado 64 países, ele já está de volta ao Canadá e chegará a Quebec nos próximos dias, iniciando assim a última etapa de sua longa caminhada a favor da paz. Antes, fará uma parada em Ottawa onde participará de diversas atividades. 

Ao longo dos últimos anos, o canadense atravessou montanhas e desertos. Ele esteve no Brasil em 2003, no México ficou por nove dias, passou pelo Sudão, comeu insetos na África, viu animais exóticos na China e precisou ser escoltado por policiais nas Filipinas. 

Durante os anos de caminhada, sempre acompanhado de seu carrinho - uma espécie de triciclo motorizado no qual levou mantimentos e itens pessoais - Béliveau nunca precisou de assistência médica. As únicas "roubadas" aconteceram no sul da África, onde foi roubado em uma cidade, e preso em outra, sem saber porque.

Béliveau partiu de Montreal com US$ 4 mil, valor que gastou em um ano. Assim que encerrar a caminhada e voltar para casa, seu próximo objetivo é escrever um livro contando sobre a experiência.

*Com informações da AFP e do jornal La Nación