Topo

Calcinha de seda extragrande da rainha Victoria é leiloada por R$ 21 mil

Do Uol Notícias *

Em São Paulo

01/11/2011 19h58Atualizada em 01/11/2011 20h15

Uma calcinha de seda tamanho extragrande da rainha Victoria (1819-1901) foi leiloada nesta terça-feira (1º) em Edimburgo, pelo equivalente a R$ 21 mil. A peça, sem nenhum ornamento, foi exibida emoldurada e protegida por um vidro. O preço alcançado superou duas vezes o lance inicial.

A peça integrava uma coleção de mais de 500 antiguidades da família real inglesa, levada a leilão em Edimburgo, na Escócia. Também foram vendidos um par de meias pretas usado pela rainha após a morte do príncipe consorte, em 1861, além de pinturas, cartas, objetos pessoais e móveis.

As peças íntimas da monarca, que ainda detém o recorde de longevidade no trono da Inglaterra, vieram da residência londrina da dinastia norte-americana Forbes, de origem escocesa. A família dá nome à conhecida revista de economia. "Os bens da rainha são, há muito tempo, cobiçados por colecionadores da era vitoriana", disse o conselheiro artístico da família Forbes, Simon Edsort.

Os últimos leilões despertaram interesse no mundo todo, elevando os preços. A rainha Victoria foi a primeira soberana inglesa a autorizar a criação de uma indústria de lembranças com sua imagem. A venda de objetos comemorativos não parou de se desenvolver, até atingir o auge no casamento do príncipe William com Kate Middleton, em abril deste ano.

* Com informações do Le Monde.