Topo

Oposição não reconhece reeleição de Ortega na Nicarágua, diz agência

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

07/11/2011 18h10

A oposição não reconheceu a reeleição de Daniel Ortega à Presidência da Nicarágua e denunciou suposta “fraude” no pleito realizado neste domingo (6), segundo a agência de notícias “AFP”. O sandinista Ortega garantiu a maioria dos votos nas eleições e também uma maioria folgada no Parlamento.

A preocupação com as denúncias de irregularidades preocupa os Estados Unidos. “Se o governo nicaraguense não tivesse nada a ocultar, deveria ter permitido um número maior de observadores internacionais”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

As missões da Organização dos Estados Americanos e da União Europeia disseram ter encontrado “obstáculos” ao seu trabalho.

Com uma contagem oficial de votos abrangendo pouco menos de 40% das seções, o candidato direitista Fabio Gadea aparecia em segundo lugar, com 29% dos votos.

Ortega não aparece em público desde que votou, mas sua mulher e chefe de campanha, Rosario Murillo, proclamou-o vencedor na noite de domingo: "Obrigada Nicarágua. É uma vitória do cristianismo, do socialismo e da solidariedade", afirmou aos meios oficiais.

*Com informações de agências internacionais