Topo

Após quase 24 horas de cirurgia, gêmeas siamesas dominicanas são separadas nos EUA

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

08/11/2011 19h02

Duas gêmeas siamesas foram submetidas a uma cirurgia no hospital de Richmond, Estado da Virgínia, nos Estados Unidos. As meninas de menos de dois anos de idade eram unidas pelo peito e abdômen e foram separadas em um procedimento que demorou quase 24 horas. Segundo os médicos, a cirurgia ocorreu “extremamente bem”.

Teresa e Maria nasceram na República Dominicana e foram levadas aos Estados Unidos em agosto deste ano com a ajuda de um projeto voltado filantrópico voltado para crianças.

As meninas deram entrada no hospital no último domingo, depois de passarem por várias semanas de exames pré-cirúrgicos e procedimentos que incluíram a expansão da pele na área abdominal, para facilitar o processo de reconstrução.

A cirurgia teve início na manhã de segunda-feira (7) e foi apenas na tarde desta terça (8) que as meninas foram transferidas para a unidade de terapia intensiva. No total, a operação de Teresa durou mais de 18 horas e a de Maria chegou a 20 horas.

As meninas dividiam o mesmo fígado e duodeno, mas tinham cada uma o próprio coração, rins, pernas e braços. As duas estavam sadias, mas uma delas pesava mais, por ficar com a maior parte nutricional da alimentação.

A mãe das crianças, Lisandra Sanatis, disse ter ficado muito tensa no início da cirurgia. “Em alguns momentos eu fiquei muito assustada, mas sempre confiei em Deus. Fiquei esperando pela notícia que eu queria e precisava ouvir: que tudo estava ocorrendo como o planejado e que tudo estava bem”.

*Com informações do Richmond Times Dispatch