Topo

Pelo menos 250 manifestantes são presos em protesto em Nova York

Renata Giraldi*

Da Agência Brasil, em Brasília

18/11/2011 07h39

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, viveu ontem (17) mais um dia de protestos liderados pelo movimento Ocupem Wall Street. Os manifestantes participaram de uma passeata, passando pela ponte do Brooklyn. Cerca de 250 pessoas foram presas e sete agentes policiais ficaram feridos, segundo informações de policiais norte-americanos. Houve confrontos em área próxima à Bolsa de Valores.

O chefe da polícia de Nova York, Ray Kelly, informou que cinco agentes foram atingidos com um líquido jogado contra seus rostos e que um sofreu corte na mão devido a uma garrafa que foi atirada.

Desde setembro, o movimento Ocupem Wall Street, que se espalha por outras cidades dos Estados Unidos e do mundo, protesta contra o que considera ganância dos bancos e empresários de Wall Street. Ativistas também foram às ruas nesta quinta-feira em apoio ao movimento em cidades como Los Angeles, Las Vegas, Boston, Washington, Dallas e Portland.

Os manifestantes dizem que este é um momento crucial para o movimento, que enfrentou a oposição do governo de Nova York esta semana. No último dia 15, uma ação policial retirou à força manifestantes acampados há dois meses no Parque Zuccotti, em Nova York, após uma ordem do prefeito da cidade, Michael Bloomberg, que alegou razões sanitárias e de segurança.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da BBC Brasil

Mais Internacional