Topo

Imprensa foi tendenciosa e confusa, dizem pais de Madeleine McCann em audiência sobre "News of the World"

Do UOL Notícias, em São Paulo

23/11/2011 14h13

Os pais de Madeleine McCann, desaparecida em 2007, Kate e Gerry McCann, foram ouvidos nesta quarta-feira em uma audiência que faz parte das investigações sobre o esquema de grampos telefônicos da News Corp, que levou ao fechamento do tabloide "News of the World", de Rupert Murdoch.

No depoimento, o casal criticou a confusão de informações e as suspeitas levantadas sobre a participação dos próprios pais no crime. 
 
Kate comentou que ficou "desesperada" ao ver notícias sobre fluídos encontrados no carro do casal. "Não havia fluídos de sangue, mas isso foi tão repetido que tornou-se um fato. Nós só queríamos achar a nossa filha", disse ela.
 
O "News of the World" foi uma das publicações que levantou suspeitas sobre o casal, mas curiosamente, procurou Kate e Gerry McCann para publicar em uma série de matérias o livro escrito peor Kate sobre o caso. "Fiquei aterrorizado com o convite depois do que eles já haviam escrito sobre nós", disse Gerry na audiência.
 
Segundo ele, houve um encontro com Will Lewis e Rebekah Brooks, ex-diretora do tabloide, para acertar a negociação. O interesse do casal no acordo era gerar um novo interesse no caso para que ele fosse reaberto.
 
O casal não afirmou ter sido vítima de grampos, mas criticou a forma como a imprensa britânica, de modo geral, cobriu o caso. Jornais como "Daily Star", "Sunday Star" e "Daily Express", todos da empresa Express Newspaper, foram citados por terem publicado matérias tendenciosas sobre os pais. No caso do "Daily Express", o jornal foi obrigado a pagar uma indenização de 550 mil libras ao casal por difamação.
 
Para os pais, o excesso de publicidade do caso não ajudou. "Não acredito que tenha colaborado, principalmente em 2007 e 2008. Houve muita confusão", disse Gerry. "Ela estava nas capas dos jornais diariamente, mas essa não é a questão, quando a história é negativa, não ajuda', completou Kate.
 
O inquérito, conduzido pelo juíz Brian Leveson, poderá recomendar grandes mudanças na maneira como a mídia no Reino Unido é regulada e também apresentar novas revelações no caso dos grampos.
 
Nesta semana, já foram ouvidos os pais da jovem Milly Dowler, morta em 2002, o ator Hugh Grante e o comediante Steve Coogan. Esta primeira fase da investigação será focada nas práticas realizadas pela imprensa, a cultura e a ética dos meios de comunicação e sua relação com os políticos e a polícia, além de abordar o caso das vítimas.
 
A segunda parte será aprofundada no caso dos grampos telefônicos praticados pelo jornal, embora esta fase só possa começar depois de terminada a investigação policial em curso, cuja data de conclusão não foi determinada.
 
O "The News of the World", que foi fechado por conta do escândalo, realizou durante anos, aparentemente de forma sistemática, uma espionagem de telefones celulares de famosos, jornalistas e outras pessoas com o objetivo de conseguir reportagens exclusivas.