Topo

Polícia identifica atirador da Virginia Tech como estudante de 22 anos, diz agência

Fotografia cedida pela polícia da Virgínia mostra Ross Truett Ashley, 22 anos - Virginia State Police/AFP
Fotografia cedida pela polícia da Virgínia mostra Ross Truett Ashley, 22 anos Imagem: Virginia State Police/AFP

Do UOL Notícias, em São Paulo

09/12/2011 21h21

O homem que atirou no campus da universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (8), foi identificado pela polícia como sendo um estudante de 22 anos de uma universidade próxima, a Radford.

Segundo a agência Associated Press, Ross Truett Ashley foi o responsável pela morte de um policial que integrava a equipe de segurança da Virginia Tech em um evento que forçou o fechamento da instituição. Ashley teria se matado depois de atirar no guarda, Deriek W.Crouse, 39 anos, com quem não tinha, aparentemente, nenhuma ligação.

Natural de Partlow, também no Estado da Virginia, Ashley era gestor de negócios, segundo a universidade Radford. Em Radford, ele morava em um apartamento que ficava sobre lojas de serviços. Uma vizinha disse que ele era quieto, raramente visto.

Em entrevista coletiva, a polícia do Estado da Virgínia disse nesta sexta-feira (9) que ainda estava investigando as motivações do suspeito. As autoridades disseram ainda que sabiam quem ele era, mas estavam aguardando o contato com a família para poder divulgar a informação.

As informações da polícia divulgadas pela agência também dão conta que o estudante havia roubado um carro de uma empresa na quarta-feira (7) em Radford, distante aproximadamente 24 quilômetros da Virginia Tech. Ainda não está claro o que aconteceu entre o roubo e o ataque na instituição de ensino. A polícia está busca de imagens de segurança que possam ajudar a elucidar a questão.

Segundo a polícia, ninguém testemunhou o suicídio, possivelmente porque as pessoas buscaram abrigo seguindo a recomendação da instituição. Foram mais de três horas até que o alerta de perigo fosse retirado, depois de as autoridades garantirem que não havia mais riscos.

O incidente reavivou a lembrança do massacre ocorrido há mais de quatro anos na Virginia Tech, quando um aluno da universidade efetuou dois ataques e matou 32 pessoas, antes de se suicidar. O atirador, identificado como Cho Seun-Hui, 23 anos, disparou contra os estudantes na residência estudantil West Ambler Johnston e, duas horas depois, foi para outro prédio, onde efetuou o segundo ataque.

Em março passado, o Departamento de Educação dos Estados Unidos impôs uma multa de 55 mil dólares (aproximadamente R$ 100 mil) à instituição, por considerar que, à época, os avisos não foram emitidos prontamente.

No início de agosto deste ano, a instituição ficou em estado de alerta e chegou a ser fechada devido à possível presença de um homem armado no local.