Topo

Agência nuclear confirma início de enriquecimento de urânio em bunker no Irã

Do UOL*, em São Paulo

09/01/2012 15h58

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) confirmou nesta segunda-feira (9) que o Irã começou a enriquecer urânio em uma nova planta dentro de uma montanha, o que impediria um possível ataque aéreo. Em comunicado, a agência das Nações Unidas diz que “pode confirmar que o Irã iniciou a produção de urânio enriquecido até a 20% (...) na planta de enriquecimento de Fordo”, localidade próxima à cidade sagrada xiita de Qom.

“Todo o material nuclear na instalação permanece sob a supervisão da agência”, continua o texto.

O representante do Irã na Aiea, Ali Asghar Soltanieh, havia anunciado anteriormente em declaração divulgada pela teve iraniana em língua árabe “Al Alam” que seu país havia iniciado o programa de enriquecimento de urânio “sob a supervisão da Aiea”.

O enriquecimento de urânio está no centro do conflito que opõe o Irã e a comunidade internacional, que teme que o programa tenha fins militares, o que tem sido frequentemente negado por Teerã.

Ainda nesta segunda-feira, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que o país não vai ceder à pressão das sanções impostas pelo Ocidente para forçá-lo a mudar os rumos de seu programa nuclear.

"A nação iraniana confia em seus governantes... As sanções impostas ao Irã por nossos inimigos não terão impacto em nossa nação", declarou Khamenei em um discurso televisionado pela emissora estatal. "Sanções não vão mudar a determinação de nossa nação".

A confirmação vem no momento em que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, faz um giro pela América Latina em busca de aliados. Neste domingo, ele foi recebido pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Depois da Venezuela, Ahmadinejad deve comparecer à posse de Daniel Ortega, na Nicarágua, e visitar os irmãos Raul e Fidel Castro, em Cuba. O giro está previsto para terminar no Equador.

*Com informações de agências internacionais