Topo

Blogueiro do UOL, Leonardo Sakamoto é indicado para prêmio da ONG "Repórteres Sem Fronteiras"

Do UOL, em São Paulo

09/03/2012 13h42

O jornalista Leonardo Sakamoto, do Blog do Sakamoto, foi indicado ao prêmio internacional Netizen, da ONG “Repórteres Sem Fronteiras”. O resultado será conhecido na segunda-feira (12) às 18h em uma cerimônia em Paris, na França. O vencedor receberá 2.500 euros (aproximadamente R$ 5,9 mil).

O blogueiro é apresentado pelo “Repórteres sem Fronteiras” como tendo um interesse particular pelos conflitos ambientais e sociais no Brasil: “em seu blog, Sakamoto escreve sobre conflitos sociais e ambientais, tendo um interesse particular nas minorias indígenas do Brasil e o trabalho escravo”.

O prêmio Netizen é concedido anualmente para um blogueiro, um jornalista de internet ou ciberdissidentes que ajudaram a promover a liberdade de expressão na internet. A ONG 'Repórteres Sem Fronteiras" é uma organização internacional que defende a liberdade de imprensa.

Concorrem com Sakamoto na edição deste ano os moradores da vila de Wukan, na China, que se organizaram para protestar contra o confisco de terras e obrigaram o governo a negociar; o blogueiro Maikel Nabil Sanad, do Egito, que chegou a ser preso pelo envolvimento nos protestos no Egito, e após ser solto, em janeiro de 2012, voltou a criticar as Forças Armadas; Grigory Melkonyants e membros do NGO Golos, da Rússia, que criaram um mapa para internautas postarem informações sobre fraudes eleitorais nas eleições presidenciais; os centros de mídia do Comitê de Coordenação Local, da Síria, que coletam e publicam informações sobre a situação do país; e o blogueiro Paulus Lê Van Son, do Vietnã, que escreve sobre política, sociedade, religião e direitos humanos.