Topo

Contrariando a defesa, julgamento de Mladic deve ser retomado em semanas, diz promotor

Reprodução de vídeo divulgado pelo Tribunal Criminal Internacional da ex-Iugoslávia mostra o ex-chefe do Exército sérvio na Bósnia Ratko Mladic sentado na corte, em Haia, no último dia 16 - AFP
Reprodução de vídeo divulgado pelo Tribunal Criminal Internacional da ex-Iugoslávia mostra o ex-chefe do Exército sérvio na Bósnia Ratko Mladic sentado na corte, em Haia, no último dia 16 Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

22/05/2012 17h02

 

O promotor-chefe do tribunal penal de Haia, Serge Brammertz, disse nesta terça-feira que o julgamento de Ratko Mladic deve ser retomado em algumas semanas, e não em seis meses, como sugeriu a defesa do sérvio.

O julgamento foi adiado na semana passada após alguns erros da promotoria no processo. O depoimento da primeira testeminha estava previsto para o dia 29 de maio. Mas devido às novas evidências que não haviam sido apresentadas antes pela acusação, a defesa pediu o adiamento do julgamento, primeiro, em três meses, e no final da semana passada, em seis meses.

"Nós não negamos o pedido da defesa em adiar um pouco [o julgamento]... mas estamos pensando [em realizar o julgamento] em algumas semanas, e não em meses", declarou Brammertz.

Para ele, o impacto dos erros da promotoria na apresentação da defesa "é muito limitado".

Brammertz disse ainda que a promotoria entrou com uma ação na segunda-feira que abre o caminho para resolver o problema.

"É muito importante colocar as coisas em perspectiva", disse ele. "No final do dia, este atraso vai ter muito pouco impacto sobre o comprimento total do julgamento."

Preso em 26 de maio de 2011, na Sérvia, após ter escapado da justiça internacional durante 16 anos, Mladic é acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes cometidos por suas tropas durante a guerra da Bósnia, que deixou 100 mil mortos e 2,2 milhões de refugiados durante 1992 e 1995. (Com Associated Press)