Topo

Henrique Capriles deve disputar cargo com o atual vice da Venezuela

Capriles mostra dedo com tinta após votar nas eleições presidenciais - Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Capriles mostra dedo com tinta após votar nas eleições presidenciais Imagem: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Do UOL

09/10/2012 12h51

Principal candidato da oposição à Presidência venezuelana e derrotado por Hugo Chávez, Henrique Capriles pode voltar a uma disputa eleitoral em breve contra o atual vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua. As informações são da Folha de S. Paulo.

O oposicionista deve tentar a reeleição ao governo do Estado de Miranda, o segundo mais populoso do país. A eleição regional ocorrerá em dezembro. Ele havia se afastado do cargo para concorrer com Chávez à Presidência.

Chávez deve anunciar até o fim desse mês se Jaua deixará o cargo de vice para concorrer a governador do Estado. Se o atual vice deixar o cargo, Chávez precisará nomear outro vice-presidente para seu novo mandato, que começa em janeiro.

Caso Jaua seja confirmado candidato a governador, especula-se que o chanceler Nicolás Maduro possa ser o novo vice de Chávez.

Capriles ainda não anunciou se será candidato ao governo de Miranda. Sua candidatura seria uma forma de se manter em evidência na política venezuelana.

Vice

Segundo a legislação venezuelana, em caso de morte do presidente até o quarto ano do mandato, nova eleição é convocada em 30 dias. Em caso de falta no presidente nos últimos dois anos do mandato, o vice assume.

Hugo Chávez, 58, se submeteu recentemente a tratamento de câncer e dúvidas sobre sua saúde ainda persistem. Por esse motivo, as decisões sobre a escolha do vice na Venezuela ganham grande importância.