Topo

David Cameron divulga foto no twitter de conversa com Barack Obama ao telefone

Foto divulgada no twitter de David Cameron mostra o primeiro-ministro britânico ao telefone  - Divulgação/UK Prime Minister twitter
Foto divulgada no twitter de David Cameron mostra o primeiro-ministro britânico ao telefone Imagem: Divulgação/UK Prime Minister twitter

Do UOL, em São Paulo

09/11/2012 12h27

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, divulgou em sua página no twitter uma foto na qual aparece felicitando por telefone o presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama. No post, escrito na última quinta-feira (8), um dia depois da vitória do democrata, Cameron afirma que Obama citou a “marcante parceria” entre os Estados Unidos e o Reino Unido.

Cameron felicitou Obama pela vitória eleitoral adquirida ‘depois de uma longa e dura campanha’, afirmou um porta-voz do premiê para o jornal britânico "Daily Mail". Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira (7), depois de derrotar o candidato republicano Mitt Romney.

Na ligação de pouco mais de cinco minutos, Cameron e Obama se comprometeram a ter uma conversa mais longa para discutirem acordos comerciais e estratégias internacionais para acabar com o conflito na Síria e para manter ações que levem ao desenvolvimento de uma democracia pacífica na Líbia.

“O presidente falou da marcante parceria entre o Reino Unido e os Estados Unidos e disse que espera trabalhar com o primeiro-ministro nos mais variados assuntos nos próximos anos”, disse o porta-voz.

Obama recebeu ainda felicitações de outras autoridades, como a presidente Dilma Rousseff, o rei Abdullah, da Arábia Saudita, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o presidente francês François Hollande, o presidente egípcio Mohamed Mursi, o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper e o presidente colombiano Juan Manuel Santos. Como para Cameron, Obama retornou algumas das ligações pessoalmente.