Topo

Campanha de Obama quase usou outra foto no post mais tuitado da história

Foto de Obama abraçando Michelle em Des Moines quase foi usada no post mais tuitado da história - Scout Tufankjian/Campanha de Barack Obama
Foto de Obama abraçando Michelle em Des Moines quase foi usada no post mais tuitado da história Imagem: Scout Tufankjian/Campanha de Barack Obama

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 15h07

A foto mais tuitada e “curtida” da história das redes sociais na internet foi escolhida de última hora. Foi o que disse ao site "Slate" a especialista em redes sociais Laura Olin, que trabalhou para a campanha presidencial de Barack Obama, nos Estados Unidos.

AQUELE ABRAÇO

  • Divulgação

    Foto de Obama quebrou recordes nas redes sociais

A imagem escolhida inicialmente pela equipe para agradecer os eleitores era outra. Na foto, o presidente também aparecia abraçando a primeira-dama, Michelle Obama, em um evento de campanha realizado em Des Moines (capital do Estado de Iowa), poucos dias antes da eleição.

No entanto, o rosto de Obama não aparece na imagem, somente o de Michelle. Além disso, a foto é escura, já que foi tirada durante a madrugada.

“Lembrei que um dos fotógrafos da campanha havia tirado uma foto de outro abraço de Obama em Michelle em Dubuque, durante o verão. Meu chefe, Teddy Goff, diretor digital da campanha, gostou, escrevi algumas legendas, escolhemos uma e postei a foto no Twitter e no Facebook, assim que Obama foi declarado vencedor em [no Estado de ] Ohio”, contou.

“Não percebi que havíamos quebrados recordes até a manhã seguinte.”

Segundo Laura, o fato de a imagem ter sido registrada em agosto não foi um problema. “O sentimento por trás da foto era o mais importante”, explicou.

Laura também contou que a campanha não havia se preparado para uma eventual derrota de Obama, mas que já tinha outra foto preparada para ser postada caso o resultado das eleições não fosse conhecido naquela noite.