Topo

Alasca tem alerta de tsunami cancelado após forte terremoto

Do UOL, em São Paulo

05/01/2013 09h17Atualizada em 05/01/2013 10h32

Um forte terremoto de magnitude 7,5 foi registrado na manhã deste sábado (5) na costa do Oceano Pacífico, no Estado americano do Alasca, e provocou um tsunami que não chegou a provocar danos. Depois de uma hora de expectativa, o alerta para uma onda gigante com capacidade de "causar destruição na costa próxima ao epicentro" foi cancelado. 

"Os dados sobre o nível do mar indicam que foi gerado um tsunami", advertiu em um comunicado o centro americano de advertências de tsunamis para o Pacífico. 

O tremor aconteceu cerca de 100 quilômetros a sudoeste de Port Alexander, no sul do Alasca, a uma profundidade de 10 quilômetros, às 6h58 da manhã (horário de Brasília), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. A magnitude inicial do terremoto tinha sido estimada em 7,7.

Até o momento não há informações sobre vítimas ou danos na região.

O Centro de Alerta de Tsunami do Alasca e da Costa Oeste, localizado em Palmer, no Alasca, chegou até emitir um alerta para as regiões a partir da ilha de Vancouver, no norte do Canadá, até Cape Suckling, no Alasca.

Esperava-se que as ondas chegassem primeiramente a Langara, no Estado canadense de British Columbia, e depois avancem para norte e oeste, possivelmente atingindo até a localidade de Homer, na península do Kenai, no Alasca, de acordo com o centro. Os riscos, no entanto, não são mais reais.

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu British Columbia no dia 27 de outubro e um alerta de tsunami também foi emitido, mas não houve danos. (Com agências internacionais)